domingo, 31 de março de 2013

Elementos coesivos para usar na Redação


Elementos coesivos para usar na Redação
         São elementos necessários para dar fluidez e coesão ao texto, fazendo com que o mesmo não fique truncado. Assim sendo, vejamos: 
* Embora, ainda que, mesmo que Tais conectivos estabelecem relação de concessão e contradição, admitindo argumentos contrários, contudo, com autonomia para vencê-los. Observe o exemplo:
Embora não simpatizasse com algumas pessoas ali presentes, compareceu à festa. 

* Aliás, além de tudo, além do mais, além disso Reforçar à ideia final.
Exemplo: O garoto é um excelente aluno, destaca-se entre os demais. Além de tudo é muito educado e gentil.
* Ainda, afinal, por fimIncluem mais um elemento no conjunto de idéias. 

EX: Não poderia permanecer calado, afinal, tratava-se de sua permanência na diretoria, e ainda assim pensou muito.
 * Isto é, ou seja, quer dizer, em outras palavras – Revelam esclarecimentos ao que já foi exposto anteriormente.
 EX: Faça as devidas retificações, isto é, corrija as eventuais inadequações, de modo a tornar o texto mais claro.
* Assim, logo, portanto, pois, desse modo, dessa formaExemplifica o que já foi expresso, com vistas a complementar ainda mais a argumentação.
Exemplo: Não obteve êxito na sua apresentação. Dessa forma, o trabalho precisou ser refeito.


* Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante Estabelecem oposição entre dois enunciados.
EX: Esforçou-se bastante, contudo não obteve sucesso no exame avaliativo. 

* Até mesmo, ao menos, pelo menos, no mínimo – Estabelecem uma noção gradativa.
EX: Esperávamos, no mínimo, que ela pedisse desculpas. Até mesmo porque a amizade dela é muito importante para nós. 
* E, nem, como também, mas também – Estabelecem uma relação de soma aos termos do discurso.
Exemplo: Não proferiu uma só palavra durante a reunião, mas também não questionou acerca das decisões firmadas.

segunda-feira, 18 de março de 2013

De um certo tom azulado


Aula: interpretação textual

De um certo tom azulado

Casou-se com o viúvo de espessa barba,
embora sabendo que antes três esposas haviam
morrido. E com ele subiu em dorso de mula até o
sombrio castelo.
Poucos dias haviam passado, quando ele a
avisou de que num cômodo jamais deveria entrar. Era o décimo quinto quarto do corredor esquerdo, no terceiro andar. A chave, mostrou, estava junto com as outras no grande molho. E a ela seria entregue, tão certo estava de que sua virtude não lhe permitiria transgredir a ordem.
E não permitiu, na semana toda em que o
marido ficou no castelo. Mas chegando a
oportunidade da primeira viagem, despediu-se ela
acenando com a mão, enquanto com a outra
apalpava no bolso a chave proibida.
Só esperou ver o marido afastar-se caminho
abaixo. Então, rápida, subiu as escadas do primeiro, do segundo, do terceiro andar, avançou pelo corredor, e ofegante parou frente à décima quinta porta.
Batia seu coração, inundando a cabeça de
zumbidos. Tremia a mão hesitante empunhando a
chave. Nenhum som vinha além da pesada porta de carvalho. Apenas uma fresta de luz escorria junto ao chão.
Devagar botou a chave na fechadura.
Devagar rodou, ouvindo o estalar de molas e
linguetas. E empurrando lentamente, bem
lentamente, entrou.
No grande quarto, sentadas ao redor da
mesa, as três esposas esperavam. Só faltava ela
para completar o jogo de buraco.

(COLASANTI, Marina. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
p. 115-116) Contos de amor rasgados













Questão 01
É correto afirmar que a complicação do miniconto “De um certo tom azulado” é:

A) o casamento com um homem três vezes viúvo.
B) a chave estar junto com as outras chaves no molho.
C) a certeza de que a mulher era virtuosa.
D) a mulher poder transitar por todo o castelo, exceto por um cômodo.
E) a hesitação da mulher em abrir a porta proibida.

Questão 02
No texto, as principais características da mulher são:

A) subserviência e insegurança.
B) lealdade e medo.
C) sensibilidade e submissão.
D) cinismo e perspicácia.
E) curiosidade e teimosia.

Questão 03

No fragmento “[...] EM QUE o marido ficou no
castelo.” (parágrafo 3), os elementos destacados
retomam a expressão:

A) a ordem.
B) sua virtude.
C) na semana toda.
D) no castelo.
E) as escadas.

Questão 04
Que tipo de texto é esse?

A) Narrativo.
B) Dissertativo.
C) Descritivo.
D) Jornalístico.
E) Artigo de opinião.

Questão 05
Reescreva o último parágrafo dando outro final para o conto.
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Aula: Interpretação de Texto


Aula: Interpretação de Texto / Prof: Rone

1. (UFRGS)  Leia os seguintes textos. O primeiro, um soneto de Luís de Camões, e o segundo, a letra da canção Me Acalmo, Me Desespero, de Cazuza.

1.

Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor estou de frio;
Sem causa, justamente, choro e rio;
O mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desconfio,
Agora desvario, agora acerto.

Estando em terra, chego ao céu voando;
Numa hora acho mil anos; e é de jeito
Que em mil anos não posso achar uma hora.

Se me pergunta alguém porque assim ando, Respondo que não sei; porém suspeito
Que só porque vos vi, minha Senhora.

2.

O amor deflagra guerras
No coração de quem ama
Um bandido sórdido
Uma menina linda

O amor lança seu ferrão
No desamparo dos amantes
um inseto louco em volta da luz
Um lobo solitário uivando na escuridão

Do amor pouco sei
E quase tudo espero
Amando eu me acalmo e me desespero

O amor faz da minha voz
Um gemido surdo
De mim um escravo lanhado
Um tigre encurralado

O amor sombreia as trevas
Clareia até cegar
E um lar que não abriga
O crime perfeito de dois assassinos

Considere as seguintes afirmações sobre a forma como o amor é descrito no soneto e na letra da canção.

I. O amor, por ser um sentimento de natureza contraditória, leva o indivíduo a ver o mundo como um lugar instável e desconcertante.
II. O amor é um sentimento imprevisível que é deflagrado a partir da figura sedutora e angelical de certas mulheres.
III. O amor provoca o intenso desejo daquele que ama, fazendo com que ele, o amante, mantenha um diálogo com a mulher amada.

Quais dessas afirmações são compartilhadas por ambos os eu líricos?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas I e III.   
d) Apenas II e III.   
e) I, II e III.   
  
2. (Enem)  Aqui é o país do futebol

Brasil está vazio na tarde de domingo, né?
Olha o sambão, aqui é o país do futebol
[...]
No fundo desse país
Ao longo das avenidas
Nos campos de terra e grama
Brasil só é futebol
Nesses noventa minutos
De emoção e alegria
Esqueço a casa e o trabalho
A vida fica lá fora
Dinheiro fica lá fora
A cama fica lá fora
A mesa fica lá fora
Salário fica lá fora
A fome fica lá fora
A comida fica lá fora
A vida fica lá fora
E tudo fica lá fora

SIMONAL, W. Aqui é o país do futebol. Disponível em: www.vagalume.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).

Na letra da canção Aqui é o país do futebol, de Wilson Simonal, o futebol, como elemento da cultura corporal de movimento e expressão da tradição nacional, é apresentado de forma crítica e emancipada devido ao fato de
a) reforçar a relação entre o esporte futebol e o samba.   
b) ser apresentado como uma atividade de lazer.   
c) ser identificado com a alegria da população brasileira.   
d) promover a reflexão sobre a alienação provocada pelo futebol.   
e) ser associado ao desenvolvimento do país.   

Funções sintáticas do substantivo no período simples


Funções sintáticas do substantivo no período simples
* Sujeito:
Carlos
 é gentil e educado.

* Predicativo do sujeito:
Eu sou professor.

* Predicativo do objeto direto:
Elegeram-no deputado.
                       
* Predicativo do objeto indireto:
Chamaram-lhe de amigo.

* Objeto direto:
Lemos os livros.

* Objeto indireto: 
Precisamos de carinho.

* Complemento nominal:
Tenho necessidade de atenção.

* Aposto:
Ambos os diretores, pai e filho, retornaram à reunião.

AVISO: 3º ANOS (VILELA)

OLÁ! QUERIDOS E  QUERIDAS TROQUEI O TEMA DA REDAÇÃO.
MOTIVO: O TEMA "Yoani Sánchez no Brasil e a liberdade de expressão", TEM MAIOR CHANCE DE CAIR NO ENEM 2013.

GRATO,

PROFESSOR RONE.

Avaliação de Redação 1º bimestre (3º ANOS)


Aluno (a):__________________________________________________________________________________3ºAno____
Proposta de Redação
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores  e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação , redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua Portuguesa sobre  o tema: Yoani Sánchez no Brasil e a liberdade de expressão.
 

Texto 1
No Brasil, os grupos políticos simpáticos ao regime instaurado em 1959, com a Revolução Cubana, veem Yoani Sánchez como uma peça de marketing político, financiada por grupos capitalistas que têm interesse no fim do regime dos irmãos Castro na ilha caribenha. Já os grupos defensores da blogueira viram em sua visita um meio de criticar o dito socialista regime cubano, defendendo a implantação de um regime liberal e a abertura à economia de mercado em Cuba. (http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/yoani-sanchez-no-brasil-liberdade-expressao.htm)
Texto 2
A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.
Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.
A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura. (http://www.embaixada-americana.org.br/democracia/speech.htm)

O texto definitivo deve ser escrito à tinta, em até 30 linhas.
  • A redação com até 7 (sete)  linhas escritas será considerada insuficiente e receberá nota zero.
  • A redação que fugir do tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da proposta de redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Folha oficial de Redação
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domingo, 3 de março de 2013

Guia do Estudante MEC - 2012

A prova de redação exigirá de você a produção
de um texto em prosa, do tipo dissertativo-
-argumentativo, sobre um tema de ordem social,
científica, cultural ou política. Os aspectos a
serem avaliados relacionam-se às “competências”
que você deve ter desenvolvido durante os anos
de escolaridade. Nessa redação, você deverá
defender uma
tese, uma opinião a respeito do tema
proposto, apoiada em
argumentos consistentes
estruturados de forma coerente e coesa, de modo
a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser
redigido de acordo com a norma padrão da Língua
Portuguesa e, finalmente, apresentar uma
proposta
de intervenção social
que respeite os direitos
humanos.


TEMA

TESE

ARGUMENTOS

PROPOSTA DE
INTERVENÇÃO