PLANO DE AULA
PROFESSOR: JOSÉ RONE RABELO DA SILVA
DISCIPLINA:LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA: A ANO:1º TURNO: matutino
QUANTIDADE DE AULAS:05
OBJETIVOS:
• Reconhecer que, na língua, há várias palavras as quais exibem os mesmos fonemas, porém sendo inseridas em contextos diferentes apresentam sentidos diversos.
PROFESSOR: JOSÉ RONE RABELO DA SILVA
DISCIPLINA:LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA: A ANO:1º TURNO: matutino
QUANTIDADE DE AULAS:05
OBJETIVOS:
• Reconhecer que, na língua, há várias palavras as quais exibem os mesmos fonemas, porém sendo inseridas em contextos diferentes apresentam sentidos diversos.
CONTEÚDOS:
• Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens;
· Polissemia.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/METODOLOGIA:
Aula 1
O professor pede para os alunos abrirem o processador de texto(Kword), depois usando o módulo de projeção pede para os alunos visualizarem as seguintes palavras: manga, fio, posto, graça, peça, frango, ponto. Em seguida o professor faz uso da pergunta que apela para a memória: O que significam as palavras mencionadas? Cada aluno irá escrever no kword o que significam para eles cada palavra citada.
Após os alunos terminarem de escrever é fornecido o endereço do dicionário de língua portuguesa eletrônico: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx para que os alunos vejam se acertaram os significados .
Aula 2
Nesta aula usarei o módulo de projeção para visualização das frases relacionadas abaixo e nesta aula farei uso de perguntas que exigem um sim ou um não, que apelam para a memória, desafiadoras e exploratórias.
No primeiro momento, pedirei aos alunos para fazerem a leitura das frases que possuem a mesma palavra, assim sendo a palavra deverá ser sublinhada.
A manga da camisa estava rasgada.
Todos comeram muita manga.
Você manga muito dos seus colegas.
A manga da mangueira estava furada.
Agora vamos ter que arregaçar as mangas.
O fio do cabelo estava em meu paletó.
Você pegou o fio de cobre que estava na mesa?
Ele ocupa um alto posto na empresa.
Abasteci meu carro no posto da esquina.
Os convites eram de graça.
Os fiéis agradecem a graça recebida.
Na máquina, falta uma peça para ser consertada.
No próximo período escolar, a minha turma vai encenar uma peça de teatro.
Em minha casa, come-se frango uma vez por dia.
Ontem o goleiro do Corinthians levou um frango no jogo contra o São Paulo.
O ponto do ônibus estava lotado.
A professor Neara vai dar um ponto para que fizer todas as atividades.
Após a leitura iniciarei com a pergunta que exige um sim ou um não: No texto lido as palavras que possuem a mesma grafia e fonema, possuem o mesmo significado? Os alunos podem verificar os significados elaborados na aula anterior.
Em seguida farei uso da pergunta que apela para a memória: Em qual das frases acima podemos encaixar os significados das palavras sublinhadas consultadas no dicionário on-line de português? Os alunos colocam os significados nas respectivas frases.
Nessa etapa uso pergunta desafiadora, como por exemplo: Como uma palavra de mesma grafia e fonema pode ser usada em contextos diferentes?
Finalizarei com as perguntas exploratórias: Em relação a pergunta anterior “O que vocês pensam sobre isso? Podem me explicar como achas que isso acontece? Por que acontece?
Lembrando na aula 2, os alunos estão usando o Kword para escrever e responder as perguntas.
Aula 3
Na aula 3 os alunos acessarão o arquivo polissemia (1ºano A) no blog: http://professorvirtual2011 blogspot.com e farão a leitura e em seguida postarão comentários sobre o conteúdo.
Aula 4
Os alunos, em dupla, elaborarão um texto de tipologia narrativa que apresentará dois personagens, vivenciando a troca de papeis, ou seja, o homem passa a ser a mulher e a mulher passa a ser o homem. O texto deverá possuir palavras polissêmicas. (Observação: Os alunos já sabem o que é uma narrativa.)
Aula 5
Na aula 5 faremos as leituras das produções textuais da aula anterior. A visualização será através do módulo de projeção. Em seguida escolheremos a melhor narrativa para ser publicada no blog do professor.
Avaliação
Os alunos serão avaliados em suas capacidades de observar, analisar, teorizar, sintetizar, aplicar e transferir o aprendido em relação ao desempenho quanto à pesquisa, aos debates ou discussões orais, produções escritas e leituras.
Bom dia Rone,gostei muito das suas dicas.
ResponderExcluirInformo que já fiz o horário para a STE da semana que vem ficou agendado aulas nos dias 28/07 1º ano D, e dia 29/07 3º ano A e 1º ano B
peço desculpas por estar encima da hora, mas conto com sua colaboração.
Obrigda Teresinha
Profª STE Valadares