domingo, 3 de julho de 2011

Aula com tecnologias (exemplo)

PLANO DE AULA
PROFESSOR: JOSÉ RONE RABELO DA SILVA

DISCIPLINA:LÍNGUA PORTUGUESA

TURMA: A ANO:1º TURNO: matutino
QUANTIDADE DE AULAS:05

OBJETIVOS:
  Reconhecer que, na língua, há várias palavras as quais exibem os mesmos fonemas, porém sendo inseridas em contextos diferentes apresentam sentidos diversos.

CONTEÚDOS:
• Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens;
·         Polissemia.


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/METODOLOGIA:


Aula 1

         O professor pede para os alunos abrirem o processador de texto(Kword), depois usando o módulo de projeção pede para os alunos visualizarem as seguintes palavras: manga, fio, posto, graça, peça, frango, ponto. Em seguida o professor faz uso da pergunta que apela para a memória: O que significam as palavras mencionadas? Cada aluno irá escrever no kword o que significam para eles cada palavra citada.
         Após os alunos terminarem de escrever é fornecido o endereço do  dicionário de língua portuguesa  eletrônico: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx para que os alunos vejam se acertaram  os significados .

Aula 2
         Nesta aula usarei o módulo de projeção para visualização das frases relacionadas abaixo e nesta aula farei uso de perguntas que exigem um sim ou um não, que apelam para a memória, desafiadoras e exploratórias.
          No primeiro momento, pedirei aos alunos para fazerem a leitura das frases que possuem a mesma palavra, assim sendo a palavra deverá ser sublinhada.

manga da camisa estava rasgada.
Todos comeram muita manga.
Você manga muito dos seus colegas.
manga da mangueira estava furada.
Agora vamos ter que arregaçar as mangas.
fio do cabelo estava em meu paletó.
Você pegou o fio de cobre que estava na mesa?
Ele ocupa um alto posto na empresa.
Abasteci meu carro no posto da esquina.
Os convites eram de graça.
Os fiéis agradecem a graça recebida.
Na máquina, falta uma peça para ser consertada.
No próximo período escolar, a minha turma vai encenar uma peça de teatro.
Em minha casa, come-se frango uma vez por dia.
Ontem o goleiro do Corinthians levou um frango no jogo contra o São Paulo.
ponto do ônibus estava lotado.
A professor Neara vai dar um ponto para que fizer todas as atividades.


         Após a leitura iniciarei com a pergunta que exige um sim ou um não: No texto lido as palavras que possuem a mesma grafia e fonema, possuem o mesmo significado? Os alunos podem verificar os significados elaborados na aula anterior.
         Em seguida farei uso da pergunta que apela para a memória: Em qual das frases acima podemos encaixar os significados das palavras sublinhadas consultadas no dicionário on-line de português? Os alunos colocam os significados nas respectivas frases.
         Nessa etapa uso pergunta desafiadora, como por exemplo: Como uma  palavra de mesma grafia e fonema pode ser usada em contextos diferentes?
         Finalizarei com as perguntas exploratórias: Em relação a pergunta anterior “O que vocês pensam sobre isso? Podem me explicar como achas que isso acontece? Por que acontece?
         Lembrando na aula 2, os alunos estão usando o Kword para escrever e responder  as perguntas.


Aula 3
         Na aula 3 os alunos acessarão o arquivo polissemia (1ºano A) no  blog: http://professorvirtual2011 blogspot.com e farão a leitura e em seguida postarão comentários sobre o conteúdo.


Aula 4
 Os alunos, em dupla, elaborarão um texto de tipologia narrativa que apresentará dois personagens, vivenciando a troca de papeis, ou seja, o homem passa a ser a mulher e a mulher passa a ser o homem. O texto deverá possuir palavras polissêmicas. (Observação: Os alunos já sabem o que é uma narrativa.)

Aula 5
Na aula 5 faremos as leituras das produções textuais da aula anterior. A visualização será através do módulo de projeção. Em seguida escolheremos a melhor narrativa para ser publicada no blog do professor.

Avaliação
Os alunos serão avaliados em suas capacidades de observar, analisar, teorizar, sintetizar, aplicar e transferir o aprendido em relação ao desempenho quanto à pesquisa, aos debates ou discussões orais, produções escritas e leituras.

Um comentário:

  1. Bom dia Rone,gostei muito das suas dicas.
    Informo que já fiz o horário para a STE da semana que vem ficou agendado aulas nos dias 28/07 1º ano D, e dia 29/07 3º ano A e 1º ano B
    peço desculpas por estar encima da hora, mas conto com sua colaboração.
    Obrigda Teresinha
    Profª STE Valadares

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