domingo, 5 de fevereiro de 2012

Geografia de Rondônia - Pesquisa 3º ano A (Escola J.K.)

Boa  tarde! Alunos favor postarem em comentários o tema: Vegetação.

Um comentário:

  1. Bianca Rafaela, Débora Damarys,Lecimara Simões e Mariane Esteves28 de fevereiro de 2012 às 10:27

    A vegetação predominante no estado de Rondônia é a floresta fluvial amazônica. Existe uma área de cerrado, a oeste do estado, que devido à exploração de minérios, vem sendo desmatada.

    Vegetação

    A cobertura vegetal do Estado é diversificada, apresentando vários tipos de vegetação dos quais se destacam:
    Floresta Ombrófila Aberta
    Esse tipo de vegetação é a que mais predomina no Estado, principalmente no leste, sul, norte e na área central do território.
    As Florestas Ombrófila são constituídas por quatro fisionomias vegetais (floresta de cipó, palmeiras, bambu e Sorocaba).

    Floresta Ombrófila Densa
    Ocorre em uma área restrita localizada na parte central, é formada basicamente por palmeiras, trepadeiras lenhosas, epífitas e árvores de médio e grande porte.

    Floresta Estacional Semidecidual
    Esse tipo de cobertura vegetal ocorre no sul do Estado, apresenta árvores em número restrito denominadas de caducifólia (árvores que perdem as folhas na seca ou no inverno).

    Cerrado
    Existem “manchas” do cerrado no centro do Estado, esse tipo de vegetação é constituído por árvores de pequeno porte, troncos retorcidos, folhas e cascas grossas e raízes profundas.

    Vegetação Aluvial
    Apresenta-se nos arredores do rio Guaporé, possui características de uma cobertura vegetal formada a partir de arbustos (acácias, mimosa) e herbáceas (junco, rabo-de-burro).

    Hidrografia
    A rede hidrográfica de Rondônia é composta por três principais bacias e uma secundária.

    O estado de Rondônia encontra-se em uma posição importantíssima em relação aos aspectos fitogeográficos, situando-se no centro-sul da bacia amazônica, em uma região de transição entre o domínio geomorfológico amazônico.
    É uma área que congrega três importantes biomas: Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado, tendo como características, por esta razão, uma grande biodiversidade, que abrange tanto a riqueza dos seus ecossistemas, quanto de espécies da fauna, flora e de diversidade genética.
    Os principais fatores determinantes para a composição da vegetação do Estado são os relevos, com serras de formação geológica antiga, formadas por vastos depósitos sedimentares (Serras dos Pacaás Novos), e a riqueza da drenagem, que associada ao clima a composição do solo contribui para a ocorrência do ciclo de cheias dos rios que drenam o estado, sendo marcante para a definição das diferentes paisagens existentes.

    ResponderExcluir