segunda-feira, 18 de março de 2013

Aula: Interpretação de Texto


Aula: Interpretação de Texto / Prof: Rone

1. (UFRGS)  Leia os seguintes textos. O primeiro, um soneto de Luís de Camões, e o segundo, a letra da canção Me Acalmo, Me Desespero, de Cazuza.

1.

Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor estou de frio;
Sem causa, justamente, choro e rio;
O mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desconfio,
Agora desvario, agora acerto.

Estando em terra, chego ao céu voando;
Numa hora acho mil anos; e é de jeito
Que em mil anos não posso achar uma hora.

Se me pergunta alguém porque assim ando, Respondo que não sei; porém suspeito
Que só porque vos vi, minha Senhora.

2.

O amor deflagra guerras
No coração de quem ama
Um bandido sórdido
Uma menina linda

O amor lança seu ferrão
No desamparo dos amantes
um inseto louco em volta da luz
Um lobo solitário uivando na escuridão

Do amor pouco sei
E quase tudo espero
Amando eu me acalmo e me desespero

O amor faz da minha voz
Um gemido surdo
De mim um escravo lanhado
Um tigre encurralado

O amor sombreia as trevas
Clareia até cegar
E um lar que não abriga
O crime perfeito de dois assassinos

Considere as seguintes afirmações sobre a forma como o amor é descrito no soneto e na letra da canção.

I. O amor, por ser um sentimento de natureza contraditória, leva o indivíduo a ver o mundo como um lugar instável e desconcertante.
II. O amor é um sentimento imprevisível que é deflagrado a partir da figura sedutora e angelical de certas mulheres.
III. O amor provoca o intenso desejo daquele que ama, fazendo com que ele, o amante, mantenha um diálogo com a mulher amada.

Quais dessas afirmações são compartilhadas por ambos os eu líricos?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas I e III.   
d) Apenas II e III.   
e) I, II e III.   
  
2. (Enem)  Aqui é o país do futebol

Brasil está vazio na tarde de domingo, né?
Olha o sambão, aqui é o país do futebol
[...]
No fundo desse país
Ao longo das avenidas
Nos campos de terra e grama
Brasil só é futebol
Nesses noventa minutos
De emoção e alegria
Esqueço a casa e o trabalho
A vida fica lá fora
Dinheiro fica lá fora
A cama fica lá fora
A mesa fica lá fora
Salário fica lá fora
A fome fica lá fora
A comida fica lá fora
A vida fica lá fora
E tudo fica lá fora

SIMONAL, W. Aqui é o país do futebol. Disponível em: www.vagalume.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).

Na letra da canção Aqui é o país do futebol, de Wilson Simonal, o futebol, como elemento da cultura corporal de movimento e expressão da tradição nacional, é apresentado de forma crítica e emancipada devido ao fato de
a) reforçar a relação entre o esporte futebol e o samba.   
b) ser apresentado como uma atividade de lazer.   
c) ser identificado com a alegria da população brasileira.   
d) promover a reflexão sobre a alienação provocada pelo futebol.   
e) ser associado ao desenvolvimento do país.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário