quarta-feira, 20 de maio de 2015

Interpretando canções_gabarito

Interpretando canções

Adoro utilizar a música Eduardo e Mônica para trabalhar narração, elementos da narrativa, adequação linguística e, principalmente, interpretação. Para isso, gosto de exibir um ou outro dos vídeos que se encontram na seção vídeos aqui do blog (e ao final deste post) e utilizar algumas das questões que encontrei nos links abaixo
1. fernandalima.forumeiros.com/t269-eduardo-e-monica-interpretacao-textual  - Atividades que considerei adequadas para o 2º segmento
pt.scribd.com/doc/39074224/Eduardo-e-Monica-com-exercicios#download - Atividades que considerei adequadas para os anos finais do 2º segmento e para o Ensino Médio.

Aqui vai só uma amostra do material:
1- Observe as seguintes falas de Eduardo:
" -Eu não estou legal. Não agüento mais birita".
" -É quase duas, eu vou me ferrar."

a)     Qual o significado das palavras destacadas? Bebida alcoólica - dar-se mal
b)  Birita e ferrar são gírias. A utilização desses termos é adequada nesse texto? Por quê?Sim. Eduardo é um adolescente, e tais termos costumam fazer parte de sua forma de falar. As gírias contribuem para a sua caracterização.
c)      De acordo com a norma culta, há um erro de concordância em "É quase duas". O correto seria "São quase duas".. Esse problema de concordância contribui para a caracterização da personagem? Explique.Sim. Mostra que Eduardo não domina a norma culta da língua portuguesa.
d)     Na 9ª estrofe, há o emprego de outras gírias, que significam "tentaram conseguir dinheiro"Batalharam grana, "suportaram bem" Seguraram legal e "situação difícil" Barra pesada. Identifique-as e copie-as.

Gostou? Vale a pena conferir os vídeos e as propostas de atividade dos sites. Quero parabenizar as autoras dos exercícios, à vivo - que publicou um clipe muito fiel à
história da canção e à equipe do peixeaquático, que criou uma animação muito divertida, que sempre agrada aos meus alunos.

www.youtube.com/watch?v=3LUH8ovUAF0 (Clipe do Peixe aquático)


Ler mais: http://edinanarede.webnode.com.br/atividades/produ%C3%A7%C3%A3o%20textual/

Nenhum comentário:

Postar um comentário