Objetivos:
Conhecer e refletir sobre a cultura indígena;
Conhecer e refletir sobre a diversidade cultural no Brasil;
Discutir os vários modos de ser criança no Brasil;
Refletir sobre o consumo consciente.
Conhecer e refletir sobre a diversidade cultural no Brasil;
Discutir os vários modos de ser criança no Brasil;
Refletir sobre o consumo consciente.
Atividade em duplas ou trios
Responda
1. As personagens infantis (Tainá, Gobi e Laurinha) se transformam durante o filme? Justifique.
2. O que a personagem Laurinha a´rendeu ao conhecer a vida na floresta e a cultura indígena?
3. As brincadeiras das crianças indígenas são muito diferentes das brincadeiras das crianças urbanas? Justifique.
4. Que hábitos e que linguagem nós herdamos da cultura indígena? Pesquise e responda.
5. Como consumimos?
6. Como se dá a transformação de Laurinha quando ela resolve abrir mão de seus objetos pessoais e até de sua boneca para carregar junto de sí Jujuba (a oncinha)?
7. O filme evoca brincadeiras infantis semelhantes e também práticas diversas das crianças da cidade e da floresta. Vale levantar como as crianças imaginavam?passavam a ver as crianças indígenas ( a partir da relação entre Laurinha e Tainá). O uso das tecnologias no contexto da mata também pode ser objeto de discussão: é possível ser criança, valer-se das novas tecnologias e brincar bastante ao mesmo tempo? Como pode ser o uso das tecnologias neste contexto? Escreva um texto falando disso.
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1. As personagens infantis (Tainá, Gobi e Laurinha) se transformam durante o filme? Justifique.
2. O que a personagem Laurinha a´rendeu ao conhecer a vida na floresta e a cultura indígena?
3. As brincadeiras das crianças indígenas são muito diferentes das brincadeiras das crianças urbanas? Justifique.
4. Que hábitos e que linguagem nós herdamos da cultura indígena? Pesquise e responda.
5. Como consumimos?
6. Como se dá a transformação de Laurinha quando ela resolve abrir mão de seus objetos pessoais e até de sua boneca para carregar junto de sí Jujuba (a oncinha)?
7. O filme evoca brincadeiras infantis semelhantes e também práticas diversas das crianças da cidade e da floresta. Vale levantar como as crianças imaginavam?passavam a ver as crianças indígenas ( a partir da relação entre Laurinha e Tainá). O uso das tecnologias no contexto da mata também pode ser objeto de discussão: é possível ser criança, valer-se das novas tecnologias e brincar bastante ao mesmo tempo? Como pode ser o uso das tecnologias neste contexto? Escreva um texto falando disso.
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ResponderExcluir1- Sim, Tainá aprendeu fazer o som da onça,Gobi virou amigo de Tainá e Laurinha, Laurinha passou a não ter medo dos animais da floresta e desapegou de suas coisas para cuidar da Jujuba
ResponderExcluir2-Aprendeu a não ter mais medo dos animais, conheceu a fruta açaí.
3-Sim,brincavam de arco-e-flecha e caçar.
4-Instrumentos musicais, banho diário,cores fortes etc...
5- Milho- cozido ou na pamonha, frutos do mar-assado ou frito.
6-Desapegação.
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ResponderExcluir1.Sim.Porque Tainá vira amiga de Laurinha e de Gobi e eles se juntam para salvar a floresta. 2.Que agente nunca devemos depender só das coisas materiais. 3.Sim.Porque as crianças indígena brincam de arco e flecha e os urbanos só brincam de coias modernas. 4.Uso de tapaco,banho etc. 5.Não çamoos de comprar. 6.Porque ela começa a gostar do jujuba.
ResponderExcluir1; elas viram heróis.
ResponderExcluir2; ela aprende que é difícil a vida na floresta e gostou da cultura indígena.
3; sim são diferentes.
4;brincadeiras recolher comidas ajudar nas tarefas de casa. vocabulário peixe açaí pipoca.
5;cozinhando alimentos.
6; porque ela queria levar a oncinha junto com ela.
1. As personagens infantis (Tainá, Gobi e Laurinha) se transformam durante o filme? Justifique.
ResponderExcluirR:não porque o filme se passa quando Tainá é criança.
2. O que a personagem Laurinha a´rendeu ao conhecer a vida na floresta e a cultura indígena?
R:Ela gostou da vida na floresta e achou interessante a cultura indígena.
3. As brincadeiras das crianças indígenas são muito diferentes das brincadeiras das crianças urbanas? Justifique.
R:Sim porque eles nascerão com culturas diferentes de nós.
4. Que hábitos e que linguagem nós herdamos da cultura indígena? Pesquise e responda.
R:A vontade de andar descalço foi outro hábito que herdamos dos indígenas. Geralmente, quando chegamos em casa após um dia inteiro de trabalho ou estudo, a primeira coisa que fazemos é retirar o calçado e ficar certo tempo descalços. Muitas pessoas têm o hábito de sempre andar descalças quando estão em suas casas.
5. Como consumimos?
R:Nós compramos nossas comidas.
6. Como se dá a transformação de Laurinha quando ela resolve abrir mão de seus objetos pessoais e até de sua boneca para carregar junto de sí Jujuba (a oncinha)?
R:Porque ela amou muito a jujuba(a oncinha).
1_Sim,as crianças se transformam cada uma de um jeito a Laurinha se transforma do bem com a natureza.
ResponderExcluir2_Ela rendeu, diversão com as(o) amigas(o) e diversão sem os eletronicos que você ve em paisagens urbanas.
3_Sim, as brincadeiras das crianças endígenas são diferentes por causa que eles brincam com a natureza como nas árvores nas vítorias-régias e em cipos, na cidade não temos isso por isso não brincamos do mesmo jeito!.
4_1. - A vontade de andar descalço foi um dos hábitos que herdamos dos indígenas. Geralmente, quando chegamos em casa após um dia inteiro de trabalho ou estudo, a primeira coisa que fazemos é retirar o calçado e ficar certo tempo descalços. Muitas pessoas têm o hábito de sempre andar descalças quando estão em suas casas;
2. - O costume de descansar emredes é outra herança dos povos indígenas;
3. - A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho);
4. - O costume de nos alimentarmos com peixes;
5. - Comer carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca);
6. - Comer pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e patoao tucupi);
7. - Costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).
8. - Herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade;
9. - A língua portuguesa brasileira também teveinfluência das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu);
10. - Palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer árvore e “puera” tem o sentido de algo quejá foi. O rio Tietê em São Paulo também é um nome indígena que significa “rio verdadeiro”);
11. - Herdamos o uso do tabaco;
12. - O costume do banho diário;
13. - O uso de cores fortes;
14. -Técnica do trabalho com cerâmica, do artesanato;
15. -Costume de usar colares, brincos, piercings e da tatuagem (pintura de corpos).
Comentário:
Mesmo não convivendo com os índios, ainda temoscaracterísticas que nos remetem a eles, além das já deixadas. Como, por exemplo, a criação de malocas colocadas próximas, o que parece com os nossos condomínios, onde podem morar várias pessoas; “uns cantam, outros choram, outros produzem farinhas e bebidas”, mostra bem a diversidade dentro das malocas e dos nossos condomínios.
5_pegamos os hábitos de pouco a pouco.
6_Ela se importa mais com a natureza e prefere deixar a boneca e deixar pra traz a boneca
7_
1-:sim, Tainá ficou amiga de Gobi, Laurinha fica sem medo de animais, etc.
ResponderExcluir2-:se sentiu sem medo das coisas da floresta e dos animais.
3-:sim, pois as crianças urbanas brincam muito com
a tecnologia.
4-:nós herdamos várias línguas como o Guaraní, etc.
5-:em países cuja a língua é parecida.
6-:Laurinha sentiu muita dó de deixar Jujuba sozinha.
7-:devemos brincar menos com a tecnologia e mais com brincadeiras e danças.
1. eles se ajuntam e ajudam a salvar a floresta
ResponderExcluir2. ela gostou e se enteressou pela floresta.
3. sim,pois as crianças indigenas brincao na floresta,e as crianças da cidade brincam nos videos games ...
6.ela gostou da oncinha e começou a gostar da floresta.
6-Desapegação.
ResponderExcluir5.alguns paises tem a mesma lingua do brasil
ResponderExcluirster e yasmin1 de julho de 2016 13:53
ResponderExcluir1.r:Sim,a tainá se transformou durante o filme quando ela de repente ficou mais corajosa e conseguiu matar o cara mal.O gobi se transformou durante o filme quando ele desobedeceu seu pai e fez o que era certo levou a frecha para a taina´porque era ela que a tinha pegado.A laurinha se transformou durante o filme quando ela abandonou as suas coisas no mei da mata para poder levar a JUJUBA. 2.R:Ela aprendeu que nem todos os seus caprichos poderiam ser satisfazidos e se disfez de suas coisas preferidas para levar um animalzinho que estava perdido ela aprendeu tambem que nada ela conseguiria facil e mudou se jeito mimado de ser. 3.R:Sim,porque as crianças indigenas fazem mais brincadeiras ao ar livre e a maioria das crianças urbanas preferen a tecnologia. 4.R:aLGUMAS Atividades culturais e algumas comidas tipicas como a mandioca. 5.R:alguns Habitos como a capoeira nos praticamos bastante e as comidas como mandioca o brasileiro comsome muito no dia a dia . 6.R:A tranformação de laurinha se da como uma transformação de amor , carinho e compaixão pois ela abril mão de todos os seus pertences mais preciosos para levar a onçinha.
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