quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dicas de alunas nota mil no ENEM 2011


Dicas de alunas nota mil no Enem 2011



As estudantes cariocas Isabela Carvalho, de 18 anos, e Manuela Batista, de 21, conquistaram no ano passado nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).




Vitória Torres, 17 anos – De que forma vocês abordaram o tema da redação?
Isabela: Quando fiz a prova, foram apresentados três textos para orientação da redação. Eu lembro que havia um quadrinho falando sobre vigilância. Como eu tinha lido recentemente o livro “1984”, do George Orwell, eu pensei em relacioná-lo com o tema. Eu leio vários livros por ano e procuro citá-los nas redações, logo na introdução. Isso me ajudou a direcionar o texto. Ler sempre ajuda muito.
Manuela: A prova do Enem tem sempre a frase tema. Você precisa problematizar em cima dessa frase. Você entendendo o que ela te pede, então, você problematiza, cria os argumentos para defender seu ponto de vista e procura embasá-los.

Marina Blanco, 18 anos – Como organizar as ideias, antes de começar a redação?
Isabela: Eu faço rascunho sempre. Você deve ver o tema que é proposto e, então, separa as ideias para os três parágrafos de desenvolvimento seguintes. Quando fiz a prova, eu separei no rascunho tudo o que tinha para falar sobre o assunto. Depois, selecionei as melhores ideias e fui desenvolvendo.

Manuela: Quando você lê o tema, você tem que estudá-lo e pensar em todas as ideias que vem à sua cabeça sobre aquele assunto. Procure os problemas e pense no que a banca espera de desenvolvimento para eles. Eu anoto todas as ideias, vejo quais estão associadas, faço um esqueleto do texto: o que posso dizer na introdução, desenvolvimento e no final?  Depois, passo para o papel.


Adriane Christine, 18 anos – Como dividir o tempo para resolver as questões da prova e ainda fazer a redação?

Isabela: Na prova, comece por aquilo que você tem mais segurança. Para a redação, eu separo uma hora para fazer o rascunho e passar para o papel. Eu treinei bastante para conseguir fazer em uma hora rascunho e redação.

Manuela: Eu comecei a prova pela redação. Antes de fazer a prova, você precisa estar focado. Eu li muito o ano todo, fiz simulados. Assim, terminei a prova com folga de meia-hora. Priorize o que for mais fácil para você. Eu, por exemplo, depois da redação fiz português, matemática e as outras questões.

Lívia Wanderley, 18 anos – Como controlar o nervosismo na hora da redação?
Isabela: É difícil dizer porque eu não fico nervosa. Eu sei que já estudei. Passei o ano toda focada para aquela prova, então estava tranquila. Ler realmente ajuda. Você também precisa treinar o tempo que você vai levar para fazer aquela redação. É importante você focar seu estudo para cada prova, pois cada uma tem seu estilo de redação.
Manuela: O ano todo eu me preparei para o Enem. Mas, 15 minutos antes da prova, eu tive uma crise de choro e fiquei muito nervosa. Depois, confiante no que tinha estudado parei de chorar e fui fazer a prova. Depois de fazer a redação e a prova de português, comi um chocolate, fui ao banheiro, respirei fundo e continuei a prova. O importante é você confiar naquilo tudo que você já estudou.


Matheus Lamas, 19 anos – Vocês consideram justa a forma de correção das redações do Enem?
Isabela: Os critérios são válidos. Se você seguir o estilo de redação cobrado, você se dá bem.
Manuela: Eu acho justo. A redação do Enem é uma receita de bolo: introdução, argumentos e proposta de intervenção. Você deve atentar também para a questão do texto humanitário que eles cobram muito. Treine muito, estude a prova e siga a receita. Não tem mistério!


 fonte:jornal extra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário