quinta-feira, 28 de maio de 2015

Eduardo e Mônica (2ºB)


Compositor: Renato Russo

Quem um dia irá dizer que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer

Que não existe razão?
Eduardo abriu os olhos mas não quis se levantar
Ficou deitado e viu que horas eram
Enquanto Mônica tomava um conhaque
No outro canto da cidade
Como eles disseram
Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer
E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer
Foi um carinha do cursinho do Eduardo que disse
- Tem uma festa legal e a gente quer se divertir
Festa estranha, com gente esquisita
- Eu não estou legal, não aguento mais birita
E a Mônica riu e quis saber um pouco mais
Sobre o boyzinho que tentava impressionar
E o Eduardo, meio tonto, só pensava em ir pra casa
- É quase duas, eu vou me ferrar
Eduardo e Mônica trocaram telefone
Depois telefonaram e decidiram se encontrar
O Eduardo sugeriu uma lanchonete
Mas a Mônica queria ver o filme do Godard
Se encontraram então no parque da cidade
A Mônica de moto e o Eduardo de camelo
O Eduardo achou estranho e melhor não comentar
Mas a menina tinha tinta no cabelo
Eduardo e Mônica eram nada parecidos
Ela era de Leão e ele tinha dezesseis
Ela fazia Medicina e falava alemão
E ele ainda nas aulinhas de inglês
Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus
De Van Gogh e dos Mutantes
Do Caetano e de Rimbaud
E o Eduardo gostava de novela
E jogava futebol-de-botão com seu avô
Ela falava coisas sobre o Planalto Central
Também magia e meditação
E o Eduardo ainda estava
No esquema "escola, cinema, clube, televisão"
E, mesmo com tudo diferente
Veio mesmo, de repente
Uma vontade de se ver
E os dois se encontravam todo dia
E a vontade crescia
Como tinha de ser
Eduardo e Mônica fizeram natação, fotografia
Teatro e artesanato e foram viajar
A Mônica explicava pro Eduardo
Coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar
Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer
E decidiu trabalhar
E ela se formou no mesmo mês
Em que ele passou no vestibular
E os dois comemoraram juntos
E também brigaram juntos, muitas vezes depois
E todo mundo diz que ele completa ela e vice-versa
Que nem feijão com arroz
Construíram uma casa uns dois anos atrás
Mais ou menos quando os gêmeos vieram
Batalharam grana e seguraram legal
A barra mais pesada que tiveram
Eduardo e Mônica voltaram pra Brasília
E a nossa amizade dá saudade no verão
Só que nessas férias não vão viajar
Porque o filhinho do Eduardo
Tá de recuperação
E quem um dia irá dizer que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer
Que não existe razão?




1- Observe as seguintes falas de Eduardo:
" -Eu não estou legal. Não aguento mais birita".
" -É quase duas, eu vou me ferrar."


a)  Birita e ferrar são gírias. A utilização desses termos é adequada nesse texto? Por quê?

b)      De acordo com a norma culta, há um erro de concordância em "É quase duas". O correto seria "São quase duas".. Esse problema de concordância contribui para a caracterização da personagem? Explique.



c) Gostou da música? Justifique sua resposta.
www.youtube.com/watch?v=3LUH8ovUAF0 (Clipe do Peixe aquático)

3 comentários:

  1. Alunas: Ana Paula e Iara Greco (n° 5 e 40)

    1- Observe as seguintes falas de Eduardo:
    " -Eu não estou legal. Não aguento mais birita".
    " -É quase duas, eu vou me ferrar."

    a) Birita e ferrar são gírias. A utilização desses termos é adequada nesse texto? Por quê?


    R: Sim, pois diante de um texto que seria retrato para um público juvenil que iria se ''encontrar'' no mesmo, a utilização da linguagem coloquial normalmente faz parte da vida desse público, tal como a utilização de gírias.

    b) De acordo com a norma culta, há um erro de concordância em "É quase duas". O correto seria "São quase duas".. Esse problema de concordância contribui para a caracterização da personagem? Explique.

    R: Sim, pois Eduardo seria o estereotípico de um adolescente que por mais que frequente a escola, sua ''praia'' não é essa, utilizando assim termos coloquiais.

    c) Gostou da música? Justifique sua resposta.

    R: Sim, pois retrata de forma divertida a vida de um casal totalmente oposto.

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  2. Keslley Beatriz n° 19
    Mariah Angélica n° 24

    1a) Sim, porque a música retrata o ambiente jovem que faz uso de gírias e jargões.

    b)Sim também pois caracteriza que Eduardo é um jovem com menos escolaridade que Mônica.

    c)Sim, porque a música atingiu seu objetivo em retratar as diferentes realidades vividas pelos jovens. E transmitir a mensagem de que não existe razão pelas coisas feitas pelo coração, como dizia Renato Russo.

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  3. Bárbarah Veloso, Gabrielly Mello e Nathany Arinos.

    1-) a - Sim,porque tinha o objetivo de atingir pessoas que iriam se identificar com a musica.
    b - sim,porque as pessoas que se identificam com a musica é pelo fato de verem algo em comum tanto na história quanto na fala.
    c - Sim,porque a musica mostra que mesmo com as dificuldades,eles superaram tudo juntos.

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