sábado, 21 de maio de 2011

Aula com uso do blog e laptop


PLANO DE AULA
PROFESSOR: JOSÉ RONE RABELO DA SILVA

DISCIPLINA:LÍNGUA PORTUGUESA

TURMA: A ANO:1º TURNO: matutino 
QUANTIDADE DE AULAS:05

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:
• Elaborar textos verbais a partir de imagens;
• Produzir textos narrativos a partir de estruturas já conhecidas;
• Selecionar novas fontes e empreender pesquisa;
• Ler mapas de itinerário de transporte público;
• Elaborar registros sistematizados a partir da leitura desses mapas.
CONTEÚDOS:
• A estrutura e as características de um texto narrativo;
. O uso da internet e de algumas ferramentas que ela oferece para pesquisa.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/METODOLOGIA:

Aula 1

Será perguntado aos alunos que meio de transporte utilizam para ir à escola ou em outros lugare?Se no percurso, observam os nomes das ruas, placas, lugares?

Em seguida pedirei a eles que acessem o mapa do itinerário que fazem diariamente da casa onde moram até a escola. O "Google Maps" é uma ótima referência para tal tarefa.

Depois de visualizarem o mapa de itinerário, eles abrirão um programa de desenhar , onde ilustrarão tal percurso, mencionando todos os detalhes do ambiente.

Aula 2 
Faremos uma leitura de um texto disponível em:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/conteudo_297782.shtml
que retrata a utilização do transporte coletivo na maior cidade da América Latina, São Paulo. Em seguida pedirei para que registrem os pontos discutidos.
Aula 3
Nessa aula faremos a leitura de mapas disponíveis em:
http://www.urbanamente.net/blog/mngt/wp-content/uploads/2010/02/plan-metro-Montreal.jpg
http://www.fveventos.com.br/blog/wp-content/uploads/novo-mapa-alta1.jpg

Aula 4 
Pedirei para que acessem http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl. Depois de encontrarem o caminho que fazem diariamente, eles copiarão e colarão o referido mapa em um documento em branco (kword).
Em seguida escreverão um texto narrativo, contando a história de uma pessoa que utiliza esse percurso todo dia. 
Aula 5
Faremos as trocas dos textos produzidos via e-mail , cada aluno lerá o texto do outro colega, assim como juntamente com o professor as correções ortográficas e gramaticais serão feitas. Depois da revisão feita pelos alunos e professor, os textos serão postados no blog da turma.
Avaliação
Os alunos serão avaliados em suas capacidades de observar, analisar, teorizar, sintetizar, aplicar e transferir o aprendido em relação ao desempenho quanto à pesquisa, aos debates ou discussões orais, produções escritas e leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário