quarta-feira, 11 de março de 2015

Intertextualidade

Intertextualidade
Por intertextualidade  entende-se a criação de um texto a partir de outro pré-existente.
Tipos de intertextualidade
·         Epígrafe - é um pequeno trecho de outra obra, ou mesmo um título, que apresenta outra criação, guardando com ela alguma relação mais ou menos oculta.
·         Citação - é uma transcrição do texto alheio, marcada por aspas e geralmente com o nome do autor deste. A Citação é um fragmento transcrito de outro autor, inserido no texto entre aspas.
·         Paráfrase - o autor recria, com seus próprios recursos,um texto já existente,"relembrando" a mensagem original ao interlocutor.
·         Paródia - é uma forma de apropriação que, em lugar de endossar o modelo retomado, rompe com ele, sutil ou abertamente. Ela muitas vezes perverte o texto anterior, visando a crítica de forma irônica.
·         Pastiche - é definido como obra literária ou artística em que se imita abertamente o estilo de outros escritores, pintores, músicos, etc.

·         Tradução - a tradução é a adequação de um texto em outra língua, a língua nativa do país. Por exemplo, um livro em turco é traduzido para o português.

Texto Original Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
[...]


Paráfrase

Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!



Atividade (2,0)

Escreva uma paródia tendo por base o poema de Sete Faces de Drummond (1930)



23 comentários:

  1. Oi, é no comentário que você faz a atividade. Caso alguém não saiba, vão algumas dicas:
    1º passo: Clique em comentários para abrir a janela, que é o local onde você digitará suas respostas;
    2º passo: Publicar com sua conta, para o professor saber quem desenvolveu a atividade;
    3º passo: Digitar a senha fornecida pelo blog. Pronto você finalizou a atividade!

    Observação: Sua atividade terá finalizada se aparecer a seguinte mensagem "SEU COMENTÁRIO FOI PUBLICADO ".

    ResponderExcluir
  2. Sou um anonimo anonimato de ninguem conhece porque sou anonimo moro em anonymaiusLandia e e gostaria de falar que sou muito anonimo não vou falar que sou o o oV1D4L0K4... #SupraiseMãeDaFoca

    ResponderExcluir
  3. Quando nasci, um anjo bonito
    Desses que vivem na paz
    Disse:Vai, amanda! Ser mãe do Davi

    As pessoas espiam minha vida
    Que vivo a ninar meu filho
    O berço talvez fosse azul,
    Não houvesse tanto a desejar

    O ônibus passa cheio de criança
    Crianças brancas pretas amarelas
    Para que tanta criança, meu Deus, pergunta minha cabeça
    Porém minha boca
    Não pergunta nada

    A mulher atrás do cabelo branco
    É séria, simples e forte
    Quase não conversa, tem muitos netos, nenhum marido
    A mulher atrás dos cabelos brancos e dos óculos

    Meu Deus, ainda bem que não me abandonastes
    Sabias que eu não era Deus
    Sabias que eu não era forte

    Vida vida, cruel vida
    Se eu não chamasse Sofia
    Seria uma rima, não seria uma solução
    Vida vida vazia vida,
    Mais vazio é o meu coração

    Eu não devia te dizer
    Mas esse céu
    Mas essa cerveja
    Botam a gente comovido como o diabo.

    Amanda Ferreira do Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Quando nasci, um anjo badalado
    desses que são desastrados e trapalhão,
    Com uma mania de rimar
    disse: Vai, Luana! Desce e seja sapatão.

    As meninas espiam meninas
    que correm atrás de mulheres.
    As tardes talvez fossem delas
    Aquele pôr-do-sol fazendo tardes amarelas.

    O BONDE passa cheio de pernas:
    Mas não se pode olhar para o lado.
    Para que tanta agressividade, meu Deus, pergunta meu coração.
    Porém minhas pernas não reagem,
    E apanho do nada.


    A mulher atrás do bigode
    é séria, nem o diabo pode.
    Quase não conversa. Tem tanto bigode, e não tem amigos
    A mulher atrás dos óculos e do bigode,

    Meu Deus, por que essa mulher deixou
    se sabias que o bigode era tão grande
    que até seu rosto inteiro tampou


    Mundo mundo vasto mundo,
    se eu me chamasse Raimundo
    iria bater em minha mãe.
    Mundo mundo vasto mundo,
    mais vasto é seu bigodão.


    Eu não devia te dizer
    mas essa lua
    mas esse conhaque
    até te faz parecer lobisomen.

    Luana Ferreira Blanco

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quando nasci, um anjo anômalo
    desses que vivem na irregularidade
    disse: Vai, Nay! Desce e samba na cara da sociedade.

    Às vezes me conheço e desconheço
    sou como o tempo
    posso mudar a qualquer momento.

    As pessoas com seus tons variados
    essa diversidade é encantadora,
    cada um com seu próprio DNA e sua tão ilusória retina.
    Mas me pergunto, meu Deus, por que há o preconceito?
    Já que somos a mistura de tudo e todos!

    O homem atrás do corpo ideal
    e as mulheres da perfeição.
    Tudo isso é desnecessário, ser você mesmo é o ideal.

    Quero mais sacanagem, mais pro atividade,
    mais aventura, mais certezas e menos não sei!
    Será possível meu Deus?

    Mundo imenso esse que nós habitamos.
    Mundo esse cheio de segredos.
    Esse mundo é tão louco quanto a minha própria loucura.

    Eu não devia te dizer isso
    Mas essa pizza com cheddar
    mais essa coca-cola
    está tão bom quanto pintar com “lukscolor”.

    ResponderExcluir
  7. Breno Francis e Gleyson Vieira17 de março de 2015 às 18:27

    quando nasci, um gnomo
    daqueles que vivem em Marte
    disse: Vai ! dominar os casmurros

    as vezes gnomos
    correm atrás dos duendes
    a tarde talvez seja verde e amarelo,
    não houvesse tantos tantos cogumelos

    O bonde passa cheio de gnomos
    gnomos sossegados inofensivos amigos.
    Pra que tantos gnomos, Goku, pergunta meu coração.
    Porém meus olhos
    só veem gnomos

    o homem atrás do gnomo
    é sério, simples e ensina a amar.
    Quase não conversa.Tem poucos, raros amigos
    o homem atrás do duende e do gnomo

    Goku,por que me abandonaste
    se sabias que eu não era Goku
    se sabias que eu era fraco.

    Marte Marte vasto Marte
    Se eu fosse covarde
    seria uma rima, não uma solução.
    Marte Marte vasto Marte,
    mais vasto é meu coração.

    Eu não devia dizer
    mas esse gnomo
    mas esse duende
    botam a gente comovido como o Vegeta

    ResponderExcluir
  8. Quando nasci, um
    anjo decidido
    desses que sabe
    o que quer
    disse: Vai, Carla!
    faça a diferença.

    Muitos espiam a vida
    que inspira canções.
    No doce e azul do céu
    não houvesse tantos desejos.

    O mundo gira cheio
    de raças e com ele
    a desgraça.
    Por que tudo isso
    meu Deus? pergunta
    meu coração.
    Porém, meus lábios
    no silêncio se cala.

    O homem que omite
    o sentimento,
    ama, mais sofre por
    dentro.
    Quase não se expõe.
    Que por pena recebe
    um "Eu te Amo".
    O homem que omite
    o sentimento.

    Meu Deus, por que
    "abandonaste" o mundo?
    Se sabias Deus,
    que ele não era
    capaz de se mover sozinho,
    que ele é fraco?

    Vida, vida, vasta
    vida;
    Por que és tão bela
    e tampouco resumida?
    Vida, vida, vasta
    vida;
    mais vasta é a minha
    dedicação.

    Eu não devia revelar
    mas,
    não desisto fácil
    do que me faz
    feliz.

    ResponderExcluir
  9. Poema de Sete Faces

    Quando nasci, um anjo muito atrapalhado
    desses que tenta ser feliz
    disse: Vai! vai meninas se erguer na vida

    Se por um acaso não conseguirem,
    Corra atrás do que te faz ser mais feliz ainda,
    A tarde talvez fosse azul, talvez fosse escuras,
    não houvesse tantos desejos ,para vocês duas .

    O bonde passa cheio de pessoas:
    Pessoas brancas pretas amarelas.
    Para que tanta gente triste, meu Deus, pergunta meu coração.
    Porém eu sei,
    Que um dia serão felizes.

    As meninas que estão por trás de seus cabelos compridos
    são brincalhonas, simples e meigas.
    Conversa muito.
    Tem muitos, amigos, são raros seus inimigos,
    As meninas atrás dos cabelos compridos.

    Meu Deus, quantos desafios que enfrentamos,
    Se souberes que nós não éramos Deus
    Se souberes que éramos fracos.


    Mundo mundo vasto mundo,
    Se o nosso jeito surpreendesse todo mundo.
    Mundo mundo vasto mundo,
    Mais vasto do que nosso corações.


    Nós não deveríamos dizer
    Mas essas meninas
    Mas esses cabelos enormes
    Botam a gente comovida como o diabo.

    Michele Arysa
    Vitória Bispo

    ResponderExcluir
  10. Quando nasci, um anjo “Headbanger”
    Desses que vivem na sombra
    Disse: Vai, Ozzy e arranca a cabeça desse morcego

    Os caras bangueiam no show
    Assim como as mulheres
    Mais tarde talvez vá tocar Metallica
    Talvez não houvesse tantos punks

    O bonde passa bangueando
    Pessoas brancas, pretas e amarelas.
    Pra que tanta gente, Meu Deus, pergunta meu coração.
    Porem meus ouvidos
    Não perguntam nada

    O Cantor atrás do bigode
    É sério, simples e forte.
    Quase não erra. Tem poucos, raros erros
    O cantor atrás do baixo e do bigode,

    Meu Deus, por que parastes
    Se sabias que eu estava curtindo
    Se sabias que eu era apaixonado

    Mundo mundo vasto mundo
    Alguém já ouviu Raimundos
    Seria uma rima, não um solo
    Mundo mundo vasto mundo
    Mais vasto é meu coração

    Eu não devia te dizer
    Mas essa lua
    E esse solo
    Botam a gente enlouquecidos como o diabo.

    ResponderExcluir
  11. Quando nasci ,um anjo muito louco
    Desses que são meio bobões
    Disse :vai ,Diogo vai ser alguém na vida


    “As casas” que espiam os homens
    Que correm atrás de mulheres e pinga
    Talvez a tarde fosse vermelha ou preta
    E não houvesse tantos bêbados

    O bonde passa cheio de pessoas loucas
    Pessoas pretas ,brancas ,e vermelhas
    Para que tantos pinguços, meu deus, pergunta meu coração
    Porem minha boca
    Não falam nada

    O homem atrás do bigode
    Tão serio, tão simples e tão bêbado
    Quase não consegue fala
    Tem poucos amigos
    O homem atrás da garrafa de pinga e do bigode

    Meu Deus , mas me abandonaste por que
    Se sabias que não era Deus
    Sabias que eu ara fraco

    Eu não devia dizer
    Mas essa lua
    Mas essa pinga
    Botam agente

    ResponderExcluir












































































































































  12. Quando nasci, um anjo sábio
    desses que vivem na mitologia
    disse: Vai Alice! Vai filosofar!

    O ser racional toma conta dos homens
    Que correm atrás de explicações
    sobrenaturais
    Talvez Mileto fosse um pensador
    grego
    Se não houvesse tantos outros.

    Empídocles nos ensina os elementos
    Elementos como o ar, fogo, terra e água
    Para que servem esses elementos
    Meu Deus?
    Pergunta meu coração,
    Porém, meus olhos procuravam
    além da razão.

    O homem atrás da filosofia;
    É sério, simples e determinado
    Quase não conversa, porém,
    tem muitas opiniões.
    O homem lá atrás tem várias conclusões.

    Meu Deus! Por que me abandonaste?
    Se sabias que eu não era uma
    sofista,
    se sabias que eu era Sócrates.

    Mundo, mundo grande mundo;
    Se eu me chamasse Pitágoras,
    seria a matemática sem solução.

    Mundo, mundo. Oh! mundo.
    Mais fácil seria acreditar em
    Platão.

    Eu não devia te dizer.

    Mas esse mundo;
    Mas essa origem,
    Pra tudo os filósofos tem uma
    argumentação.


    ResponderExcluir
  13. quando nasci, um anjo cansado
    desses que se pudesem passava a vida dormindo
    disse: vai, Giovana! só mais sinco minutos ...

    Pessoas passam a vida estudando ,
    mal sabem elas como é bom dormir.
    A tarde talvez fosse ótima para estudar ,
    se não houvesse tanta preguiça.

    O ônibus atarde passa cheio de gente fedida:
    com cc, MUITO CC e sem disodorante
    Para que tanto mal cheiro ,meu Deus, pergunta minha cabeça
    mas minha boca não se arrisca a abrir naquele mundareu de cheiros .

    Meu Deus, por que me castigace
    se sabia que eu era fraco .

    mundo mundo vasto mundo
    vasto mundo mas vasto é esse fedorão.

    giovana alle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto esta com erros ortográficos professor, eu já postei o correto , você poderia excluir esse? obrigada !! as: Giovana Alle

      Excluir
  14. Quando nasci,um Anjo daqueles apaixonados por musica
    Disse: Desça Raah e faça da musica sua inspiração para
    A dura vida.

    Não dê ouvidos ao que os outros falam pois,
    Se formos ligar pra tudo oque dizem
    Não faríamos mais nada do que gostamos

    O bonde Passa cheio de melodias
    Daquelas que tocam a alma como um solo do Guns N´Roses
    Ou a doce Voz da Amy Lee,ou os gritos do Matt Shadows.

    E essas melodias me movem e me intendem,seja
    Nos dias felizes ao som de Avenged Sevenfold
    Ou nos tristes ao som de Fresno
    Melodias que sempre me ajudam a levantar a cabeça e sorrir.

    Oh My God!! Ao som de Asking vencendo os desafios e todos
    Os obstáculos,nao sou nenhum Deus
    E nunca serei um,Mas nao preciso ser um para compreender a Musica
    Suas Melodias e seus Timbres.

    Mundo Vasto Mundo,
    Que me ensinou que de ricos
    Á vagabundos,Todos são Capazes de Compreendera musica
    Que é mais vasta que a Imensidao.

    Eu nao deveria dizer
    Mas as melodias
    Mas esses timbres
    Botam todos comovidos
    Como november Rain do Guns N´Roses.


    ResponderExcluir
  15. Quando nasci, um anjo cansado
    desses que se pudesse passava a vida dormindo
    disse: vai, Giovana! só mais cinco minutos ...

    Pessoas passam a vida estudando ,
    mal sabem elas como é bom dormir.
    A tarde talvez fosse ótima para estudar ,
    se não houvesse tanta preguiça.

    O ônibus a tarde passa cheio de gente fedida:
    com “cc”, MUITO “CC” e sem desodorante
    Para que tanto mal cheiro ,meu Deus, pergunta minha cabeça
    mas minha boca não se arrisca a abrir naquele mundaréu de cheiros .

    Meu Deus, por que me castigasses
    se sabia que eu era fraco .

    mundo mundo vasto mundo
    Mais vasto é esse fedorão.

    ResponderExcluir
  16. quando nasci, um anjo da sexta feira 13
    aqueles que muito disse que e azar
    disse:vai,Helder,prove que sorte existe

    Sorte espia cada um de um jeito
    ela espera tempo certo de cada pessoa
    talvez não fosse hora da sorte plantar
    em você então aguarde espere

    bonde passou tempo falou tantas
    pernas brancas pretas amarelas
    homem do bigode parecia que
    ele não tinha muitos amigos

    ele me respondeu o por que
    disse:Todos os dias, os seres humanos estão um passo mais perto da autodestruição! Eu não estou destruindo o mundo, eu estou apenas poupando ele! eu pensei e falei Não somos todos iguais unica coisa
    que somos diferentes são os problema, ta cheio dos negocinho ai

    meu deus por que me castigasses
    se sabia que era fraco

    mundo cruel mundo cruel
    se você gosta de alguma odeia ela .. pois desejo sorte a amar isso

    ResponderExcluir
  17. uando nasci, um anjo da sexta feira 13
    aqueles que muito disse que e azar
    disse:vai,Helder,prove que sorte existe

    Sorte espia cada um de um jeito
    ela espera tempo certo de cada pessoa
    talvez não fosse hora da sorte plantar
    em você então aguarde espere

    bonde passou tempo falou tantas
    pernas brancas pretas amarelas
    homem do bigode parecia que
    ele não tinha muitos amigos

    ele me respondeu o por que
    disse:Todos os dias, os seres humanos estão um passo mais perto da autodestruição! Eu não estou destruindo o mundo, eu estou apenas poupando ele! eu pensei e falei Não somos todos iguais unica coisa
    que somos diferentes são os problema, ta cheio dos negocinho ai

    meu deus por que me castigasses
    se sabia que era fraco

    mundo cruel mundo cruel
    se você gosta de alguma coisa odeia ela .. pois desejo sorte a amar isso

    ResponderExcluir
  18. Quando nasci, um anjo preguiçoso
    desses que dormem quase o dia todo
    Disse: Vai Karol! Ocupe meu lugar

    As camas chamam os homens
    Os travesseiros correm atrás das mulheres
    As estrelas talvez fossem mais brilhantes,
    Se ao menos eu acordasse para vê-las

    As horas passam bem depressa
    Tic tac, tac tic
    Para que tanta correria? Meu Deus, pergunta
    Meu cérebro
    Porem meus olhos tornam-se a fechar

    O homem acordando cedo
    Sonolento, quase não conversa
    Têm poucas ideias
    Pois só pensa em dormir

    Meu Deus, porque me acordaste esta hora?
    Se sabias que hoje é sábado
    Se sabias que sou preguiçosa

    Mundo mundo meu mundo
    Se eu dormisse mais um pouco
    Estaria viajando, num sono bem profundo
    Sonho sonho meu sonho
    Meu sonho é dormir sem ter hora para acordar

    Eu não deveria dizer
    Mas chuva caindo
    E o friozinho chegando
    Me avisam que mais um sonho vem vindo

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo Manaca
    Quando nasci,me senti um
    Anjo doidão sai procura da a felicidade
    Senti um tremendo medo
    Olhoi e dei de cara com o com a galha da turma da monica

    nossa!! Que alegria contagrante
    Ser humano nessa terra
    Comer chocolate e coca-cola

    ResponderExcluir
  20. Bom relembrar os velhos tempos...

    ResponderExcluir