sexta-feira, 3 de junho de 2016

Experiência de Leitura 1ª B ( O Auto da barca do inferno)

Escreva neste espaço sua experiência de leitura, ao ler a obra O auto da barca do inferno de Gil Vicente. Mínimo de linhas 15.
Atividade individual
Nota: 2,5

Dicas: 
Você pode relatar: o que você aprendeu, fez você pensar, ajudou na construção de um um leitor literário, a importância da obra, etc...
Caso não leu, também, justifique o motivo.

Boa atividade.

32 comentários:

  1. Não li o livro O auto da barca do inferno pois não gosto de me envolver no assunto religião, do jeito que eles abordam o assunto e falam dos erros do ser humano não me agradou. Acho que não devemos ser julgado por ninguém seja "DEUS" ou o "DIABO".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia dos pecados lá citados não me parece correta, ser uma pessoa digna de ir para o "céu" vem junto com a hipocrisia já que todos nós cometemos alguns pecados sendo proposital ou não.
      O céu parece-me superficial já que temos um "inferno" porquê não um "céu", a obra nos deixa divido pois não conseguimos ver os dois lados da história.

      Excluir
  2. Sobre o Livro ; O primeiro e importante personagem é o fidalgo, representante da nobreza e do luxo, que em vida foi tirano e vivia de luxúria. O diabo diz que aquela é sua barca e que ele deve entrar ali. Ele se recusa e diz que muitas pessoas rezam por ele. Ao pedir para entrar na barca do anjo que leva ao paraíso seu pedido é negado devido aos pecados que cometeu. Ele se dirige para a barca do inferno e tenta convencer o diabo a ver sua amada, porém o diabo revela que ela o enganava.
    O personagem é o Onzeneiro, uma espécie da época, ele tenta convencer o anjo a deixá-lo ir para o paraíso mais o pedido é negado pois ele foi ganancioso. Ele tenta subornar o diabo e diz que quer voltar para pegar toda a sua riqueza acumulada, porém o pedido é negado e ele entra na barca do inferno.e por isso eu não gostei muito do livro mais até que umas partes é legal.

    ResponderExcluir
  3. A obra ''Auto da barca do inferno'', foi uma experiencia muito agradável, nos ensina um pouco do certo e errado, e nos mostra um pouco da realidade que era aquela época e que existe até hoje.
    As pessoas são muito gananciosas, e ignorantes, só pensam em bens materiais, e nelas mesmas,e não viam seus próprios defeitos, achavam que deveriam ser perdoadas sem nem merecer.
    Esse livro me ensinou também um pouco da religião,e nos ajuda a refletir sobre o que fazemos e devemos fazer em vida.
    Todo mundo deveria ler esse livro, e aprender a não pensar só em si próprio e sim nos outros também, e ter amor ao próprio, assim como ensina a religião.

    ResponderExcluir
  4. Gabriel Henrique e Daniel3 de junho de 2016 06:01

    2016 depois de cristo ,finalmente eu li um livro bom ,diferente nunca tinha visto um igual. O professor rone trouxe pra sala do 1 ano B , todos lemos e discutimos ,debatemos entre si . espero que passa outros livros igual o auto da barca do inferno, vlw beijos profe ass daniel

    ResponderExcluir
  5. Gustavo de Souza 173 de junho de 2016 06:03

    O auto da barca do inferno nos ajuda a refletir e pensar sobre nossa vida e nossos atos no cotidiano. O livro nos faz pensar como a literatura age como uma fantasia, que nos faz viver ma outra realidade, pensada por uma pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que eu mais gostei nessa obra foi o julgamento do padre, que vai para o inferno por conta de seus atos, se ele faz coisas ruins, deve pagar por isso. Todos temos que ter o julgamento, não importa se é bom ou ruim. Temos que aceitar a escolha e as consequências de nossos atos.

      Excluir
  6. Estudar/ ler este livro foi uma das experiências que vou levar para a vida, que nossos atos e nossas escolhas podem refletir em nosso futuro e as conseqüências disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os personagens tem uma participação muito especial nesse livro, não apenas por contar a história e sim sobre os seus atos. Sobre ganancia, prostituição entre outros. Todo ato tem uma consequência, e é isso que este livro ensina, sendo religioso ou não.

      Excluir
  7. Alto da barca do inferno, é um livro que nos ajuda a pensar e a pensar bem porque fala do céu e do inferno, ele nos ajuda pensar no que estamos fazendo no nosso dia a dia. Todos querem ir para o céu mais ninguém tenta fazer por merecer pra ir pra lá, como diz em versículo da bíblia "siga-me e eu lhes prometo a vida eterna (joão 12:26)" nos temos que merecer e dedicar nossa vida para Jesus para conquista a eternidade e as belezas do céu. Ao contrario já sabemos pra onde vamos

    ResponderExcluir
  8. Auto da Barca do Inferno é um auto onde o barqueiro do inferno e o do céu esperam à margem os condenados e os agraciados. Os que morrem chegam e são acusados pelo Diabo e pelo Anjo, ma apenas o Anjo absolve. O primeiro a chegar é um Fidalgo, a seguida um agiota, um Parvo (bobo), um sapateiro, um frade, uma cafetina, um judeu, um juiz, um promotor, um enforcado e quatro cavaleiros. Um a um eles aproximam-se do Diabo, carregando o que na vida lhes pesou. Perguntam para onde vai a barca; ao saber que vai para o inferno ficam horrorizados e se dizem merecedores do Céu. Aproximam-se então do Anjo que os condena ao inferno por seus pecados. O Fidalgo, o Onzeneiro (agiota), o Sapateiro, o Frade (e sua amante), a Alcoviteira Brísida Vaz (cafetina e bruxa), o judeu, o Corregedor (juiz), o Procurador (promotor) e o enforcado são todos condenados ao inferno por seus pecados, que achavam pouco ou compensados por visitas a Igreja e esmolas. Apenas o Parvo é absolvido pelo Anjo. Os cavaleiros sequer são acusados, pois deram a vida pela Igreja.na minha opinão esse livro é fora da realidade. não gostei muito

    ResponderExcluir
  9. Emmyli Gabrielli3 de junho de 2016 06:08

    Minha leitura da obra "ALTO DA BARCA DO INFERNO" não foi muito agradável pois minha percepção entre religião e atitudes humanas a serem julgadas, é totalmente diferente do que é retratado no livro.
    Não concordei com os julgamentos impostos pelo autor, nem pelo modo que é retratado pelo modo que é retratado a ideia de realmente haver um "céu" ou um "inferno". Mesmo sabendo que uma obra literária em sua maioria está escrita em forma de "fantasia", os conceitos impostos pelo autor na sociedade não me agradaram.

    ResponderExcluir
  10. Eu achei o livro interessante por que e uma nova experiência de leitura , o texto fala sobre assuntos religiosos sobre que acontece no juízo final , muitas pessoas pensam que só pelo ato de ir para igreja , seu lugar no céu já esta garantido mais as vezes nem e assim porque , nao ve os atos cometidos por eles antes de morrerem , mas tbm nao adianta vc querer concerta seus atos na hora de entra em suas barcas , como fizeram com o padre , O padre já estava entrando na barca do céu mas lá ele não tinha sua entrada para o céu porque ele havia cometido diversos pecados ,e também não só frequentar a igreja domingo a domingo que sua entrada na barca do céu estará garantida .

    ResponderExcluir
  11. Pablo Henrique 343 de junho de 2016 06:08

    O Livro o Auto da Barca do inferno foi uma nova experiencia digamos até que boa, onde foi colocados vários personagens com um certo pecado onde eles iriam para o inferno.
    Más a unica coisa que não gostei foi devido entra a religião no meio que é um assunto que não se deve debater pois tem pessoas que acreditam e não acreditam esse foi o fato que não gostei..

    ResponderExcluir
  12. gostei muito do obra q foi lida pelas salas do primeiro da escola Vespasiano Martins essa obra recita muito as falhas do ser humano em sua vida atual, varias lições foram adquiridas na sala de aula, e tornou a aula mais interessante.

    ResponderExcluir
  13. Achei o livro uma nova experiência de leituras pois trata de assuntos religiosos e causam muita duvida sobre o julgamento final que acontece aqui na nossa realidade atual,pois muitos acham que só de freqeuentar a igreja aos domingos já estão garantido o seu lugar no céu,e não pensam em todos os pecados que cometeram durante sua vida na terra,e influencia os leitores a que corrijam seu erros enquanto ainda há tempo e não se arrepender quando já estão na hora do julgamento como o livro relata o que aconteceu com todos os personagens na hora final.Foi uma experiência inovadora espero ter a oportunidade de ler mais obras assim para aprofundar meu conhecimento em literatura

    ResponderExcluir
  14. João Pedro Sanchini3 de junho de 2016 06:10

    A obra "O Alto da Barca do Inferno" foi uma experiencia bem satisfatória em relação ao certo e errado, cada personagem foi criado com o intuito de dizermos a cada tipo de ser humano como se portar diante de uma sociedade religiosa, onde a questão do que é certo vem sendo muito cobrada nos dias de hoje.
    Como foi abordado no livro cada pessoa sera julgada como agiu no seu cotidiano, cada ato foi cobrado com muita rigorosidade, e se foi na maldade ou na inocência, se a vida foi uma coisa boa ou um ato corriqueiro onde a ganancia vem sendo o nosso alvo maior.As escolhas feitas na nossa vida virão a ser cobradas no futuro.

    ResponderExcluir
  15. Não li o livro pelo fato que falar de religião e isso e muito sensivel na sociedade atual pelo fato que fala de ceu e inferno.

    ResponderExcluir
  16. sobre o livro 'o auto da barca do inferno'tenho poucas coisas dizer.o livro é ótimo gostei muito me fez pensar na vida e nas coisas que fazemos no dia-a-dia,os personagens são copias do ser humano contemporâneo

    ResponderExcluir
  17. A clássica obra de Gil Vicente "O auto da barca do inferno", nos ensina o dom de escolher nosso caminho, que na vida a gente tem escolhas a fazer, e muitas vezes escolhemos a errada por ser mais fácil e mais pratica, mas não pensamos nas consequências,vivemos apenas o momento.
    Nos fez pensar que devemos parar de simplesmente existir e começarmos a viver de verdade, e devemos pensar nos nossos atos,pois todas as escolhas tem suas consequências boas ou ruins.
    Aprendemos que não temos o direito de julgar, pois nos prendemos ao julgar os outros e esquecemos de se auto criticar, sempre olhamos o pecados do próximo e achamos que não temos, que o nosso e menor que o próximo.

    ResponderExcluir
  18. gabriel da silva3 de junho de 2016 06:17

    o livro da auto da barca do inferno,nos ajuda refletir e parar um pouco pra pensar . que na nossa vida devemos perdoar as pessoas que a gente convive na nossa sociedade no livro tambem conta que algumas pessoas morrem sendo boas ou ruim trazendo isso pra nos o bom sempre morre kkkkkk . entao o livro traz boas experiencias para nos.

    ResponderExcluir
  19. O livro auto barca do inferno mostra um novo ponto de vista do autor sobre o julgamento final previsto na bíblia como o dia onde todos terão sua conduta na terra julgada sendo todos os personagens com a certeza de que iriam para a barca do céu.
    E tendo todos seus "erros" cometidos em vida exposta e julgados pelo ambos anjo e demônio os personagens representam os pecados mais comuns e conhecidos na nossa sociedade.
    Não gosto da ideia de que nenhum personagem fi de fato perdoado já que nas igrejas pregam que qualquer um que se arrependam de seus pecados pode ser perdoado.A idia sobre perdão não fica clara assim como o objetivo do autor com o livro mesmo lendo-o não consegui ver um objetivo a não ser mostrar s pecados e a podridão do ser humano não mudou nada mesmo nos dias atuais.
    Mesmo para alguém que não tem nenhum tipo de religião como eu foi uma experiencia nova e interessante que expandiu a minha mente para novas opções,para novos conceitos e princípios das pessoas que não mudaram nada da época em que a obra foi escrita para os dias atuais

    ResponderExcluir
  20. o livro "auto da barca do inferno" é um livro para se pensar que tudo que se faz em vida , precisa ser pensado . Porque quando voce faz algo errado em vida , quando morrer pode arcar com as consequencias ...
    Essa obra foi bem pensada , porque dizem que o inferno foi inventado , e tambem que todas as pessoas que comentem erros , vão para o inferno sem direito de se defender ...

    ResponderExcluir
  21. Sobre o Livro; Não li o livro , porque não quis , não gostei do titulo , porque no titulo diz a respeito sobre o livro , e o titulo não era bom. O titulo dizia sobre o inferno e quem não fazia coisa certa iria direto pro inferno. Por isso e por outras razões não li o livro.

    ResponderExcluir
  22. Achei interessante pois mostra como nos enganamos , o padre por exemplo, todos imaginavam que ele iria para o céu por ser um líder religioso, aquele que prega a palavra de Jesus, mas foi ao contrario, poucos na verdade foram para o céu, aqueles mais humildes que erravam,mas erravam na inocência, o julgamento final muitos choravam se desesperavam mais o que adianta ? tiveram uma vida toda para se arrepender mas preferiram viver no pecado. muitos eram certos apenas nos olhos das pessoas mas aos olhos de Deus não.

    ResponderExcluir
  23. Gabrielly Santos3 de junho de 2016 06:20

    O livro "Auto da barca do inferno" me fez pensar no que fazemos em nosso cotidiano e termos uma noção do certo e o errado. As pessoas do livro se diziam merecedoras do céu mesmo fazendo coisas erradas, hoje em dia fazemos o mesmo, fazemos o errado e queremos ser compensados com o bem, mas assim como o livro a realidade é parecida, não só nos julgando dizendo se vamos ou não para o inferno mas sim seguindo a seguinte regra de que toda ação tem uma reação seja ela boa ou ruim.

    ResponderExcluir
  24. Giovanna Gioconda3 de junho de 2016 06:24

    O livro "auto da barca do inferno " é um livro muito bem elaborado , pois mostra a realidade de pessoas que cometem pecados em vida , e quando morrem sofrem as devidas consequencias . As pessoas que cometem erros sempre tem um retorno ruim , e isso equivale ao inferno ...

    ResponderExcluir
  25. Karinne e Daniely3 de junho de 2016 06:26

    Não li o livro pelo fato de como o livro julgam os personagens.e também não gostei por falar sobre o inferno uma das coisas que não curto muito.
    Eu li o começo do livro e não gostei. não é o tipo de livro que curto.

    ResponderExcluir
  26. Gabrielly Loureiro3 de junho de 2016 06:28

    O livro "Alto da barca do inferno" é uma experiencia interessante pois os personagens são como os seres humanos e com isso nós faz refletir sobre as religiões e também sobre nós mesmos,os erros e pecados.
    O livro nós mostra que maioria das pessoas vão para o inferno e apenas algumas para o céu ,querendo nos dizer que muitas pessoas escolhem o caminho mais facil em vida porem na morte a pessoa paga um preço muito caro por conta das escolhas feita em vida e assim se arrependem na morte porem ja é tarde para se arrependerem.Por isso devemos escolher muito bem o nosso caminho e praticar o bem ou se arrependermos em vida.

    ResponderExcluir
  27. O livro do auto da barca do inferno achei o livro interessante em alguns aspectos,pois fala bastante sobre a religião,e nos faz refletir sobre muitos personagens do livro que podemos ver na nossa realidade que muitos deles acham que vão para o ceu por ir na igreja e ter dinheiro e na verdade fora da igreja são outros tipos de pessoa que cometem muitos pecados.Mas em minha opinião não gostei muito do livro por não ter um enredo muito bom e só fala sobre o inferno,mas é uma boa reflexão

    ResponderExcluir