sexta-feira, 3 de junho de 2016

Experiência de Leitura 1ª C ( O Auto da barca do inferno)



Escreva neste espaço sua experiência de leitura, ao ler a obra O auto da barca do inferno de Gil Vicente. Mínimo de linhas 15.
Atividade individual
Nota: 2,5

Dicas: 
Você pode relatar: o que você aprendeu, fez você pensar, ajudou na construção de um um leitor literário, a importância da obra, etc...
Caso não leu, também, justifique o motivo.
Boa atividade.

28 comentários:

  1. João Victor Borges Oliveira3 de junho de 2016 às 07:58

    nao li todo o livro pois nao tinha um certo interesse por livros mais pelo pouco q li e vi em aulas o livro foi muito bem escrito e pelo pouco me fez refletir e pensar pois gil vicente citou personagems primordais para nos vemos a nossa realidade da epoca em q foi escrito pois nem todo padre é santo e falou sobre como nos seres humanos somos ambiciosos e foi isso me fez pensar e refletir vou procurar terminar de ler o livro e me orientar mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Victor Borges Oliveira3 de junho de 2016 às 08:15

      Apesar do livro ser escrito em português arcaico deu um trabalho para entender certas coisa mais o livro é muito bom pois nos faz pensar e muito n so para entender o português arcaico mais sobre nossa realidade atual mesmo o livro sendo escrito em outra época e por isso q eu quero tentar ler ele ate o final para o que acontece.

      Excluir
  2. Isabelle Nantes Conceição de Oliveira3 de junho de 2016 às 08:00

    Apesar do português arcaico ser um pouco difícil de se entender, ao ler a obra conseguimos ver o ponto de vista do autor sobre determinados assuntos e problemas sociais que aquele tempo tinha.
    A minha experiência ao ler foi um pouco chata no começo pois as expressões contidas na obra eram antigas e não fazem tanto sentido no nosso dia-a-dia, mas em certo ponto da obra conseguimos sentir algumas emoções ao ler, a forma de como o pecado é retratado no livro nos faz pensar sobre nossas atitudes no cotidiano, que muitas vezes são tão semelhantes e nem percebemos. O jeito que a religiosidade é exposta na obra é um pouco diferente de como a vimos hoje e por esse motivo é interessante pensar um pouco sobre nossas atitudes baseado nesse jeito que foi tratado.
    Não cheguei a ler até o final pois chega uma parte em que o livro fica um pouco massante demais, com o enredo dos personagens sempre se ligando.
    Gil Vicente colocou nas páginas da obra, assuntos do cotidiano de uma forma criativa que pode estimular nossa mente a pensar sobre o real significado das coisas.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o livro: eu gostei de algumas coisas, assim como também não gostei. O livro faz a gente refleti sobre as religiões, faz pensar que todos estamos a sujeito de cometer pecados, assim como os religiosos,e que todos vamos ter um juízo final, vamos pro bem ou o mal, seremos jugados fazendo pecado ou não. O Gil Vicente,fez uma obra muito ''gostosa'' de ler, quanto mais voce ler mas voce quer ler, eu o recomendo muito.

    ResponderExcluir
  4. A obra me fez pensar sobre as coisas consideradas erradas e certas na vida, desde a antiguidade até a situação atual, foi possível fazer uma reflexão sobre a crença do povo na religião, ambição e coisas do cotidiano.
    Para mim a leitura estabeleceu-se com uma forma de refletir sobre a vida e sobre situações que nela ocorrem,e de que forma nos somos afetados.
    A forma em que a obra foi escrita,traz uma certa dificuldade de entender certos contextos,e por isso li algumas vezes,porem em certos momentos perdi o interesse na leitura da obra.
    Mas de toda forma, e uma excelente obra é vale a pena ser lida,entendida e questionada pelo fato de ser uma visão sobre a vida e sobre as coisas além da vida.

    ResponderExcluir
  5. O Auto da Barca do inferno, com certeza uma obra brilhante.Que proporcionou uma experiencia literária ótima em minha vida,esse livro me fez refletir sobre vários pontos na sociedade.
    Li, o livro em três dias pois no começo não me interessei mas no decorrer da leitura fui melhorando minha opinião sobre o livro.
    Este livro, proporcionou algumas mudanças no meu pensamento sobre a vida.Com os dois debates realizados em sala,fui me aprofundando no assunto tratado no livro adquirindo mais detalhes sobre a obra.
    Constatei que Gil Vicente é um escritor brilhante, podendo proporcionar uma viagem literária em sua obra, minha experiencia sobre esse livro foi a melhor possível.

    ResponderExcluir
  6. Em todo livor "O Auto da Barca do Inverno" em si, Gil Vicente quis colocar de uma forma confusa (pelo português não conhecido por mim porém legível) e a algumas vezes de uma forma bem entendível , o pensamento sobre o além-túmulo de todos naquela época e que só existia o inferno e o céu.
    O livro deixou claro que na época vivia o Humanismo e também que a igreja católica já prevalecia, sendo assim, formulado por ele como se fosse a "igreja certa" de onde todos deviam ser, e com todas as regras que deviam seguir. O livro trata de uma forma muito religiosa o conceito de inferno e céu, mesmo essa área não sendo muito conhecida, e, provavelmente criada. Algo que foi tomado no nosso debate, todos diziam que não é a religião que você segue que vai te levar ao céu e sim o deus que você segue.

    ResponderExcluir
  7. Quando o professor Rone pediu para ler o livro, eu estava dando a mínima para o livro, estava sem vontade de ler. Quando estava chegando o dia em que nós iria falar sobre o livro, eu comecei a ler e comecei a achar interessante o livro, pois se trata se muitas ações nossas. Eu não cheguei a ler o livro todo, mas até onde eu li o livro eu adorei na questão de fazer o bem ou o mal, as consequências dos atos e ver que nem todas as pessoas que parecem ser santas por fora, por dentro é algo totalmente diferente, e que não podemos fazer amizades com qualquer um que conhecemos pois pode levar nós tanto para o bem, quanto para o mal. E estou pretendendo terminar de ler o livro para ver qual é a finalidade dele.

    ResponderExcluir
  8. O livro de Gil Vicente,eu gostei bastante mesmo que ele defenda totalmente o catolicismo defendendo todas as leis e defendidas na religião católica.A parte que eu não gostei foi a parte do sapateiro,ela foi uma parte que me chamou atenção por ser muito triste e não ser justa com ele, pois apesar de ele ser um pecador, ele tentava se redimir ao máximo com doações e ajudava os pobres.O livro passa um mensagem muito importante pois pra tudo que fizemos tem uma consequência, e sim eu realmente acho que um dia os nossos atos serão julgados. Sinceramente eu gostei muito, recomendo a todos a ler, 'O Auto Da Barca Do Inferno'.

    ResponderExcluir
  9. essa obra a barca do inferno, faz nós pensar, refletir, sobre o que fazemos durante vivo, nosso pecados que cometemos aqui em vida, mais também faz com que nós nos arrependa dos nossos pecados antes que seja tarde, pois na hora hora do julgamento não tem outra chance, e o bem e o mal, santos os danados, Deus ou Diado , e não nós que vamos escolhe nosso caminho na hora do julgamento. sobre a obra, eu gostei muito dos personagens , porque eles nós mostra que tenho que pensar mais no que fazemos no dia a dia, pensar em nossas atitudes. e o Gil vicente colocou no livro muito coisa que realmente acontece, mostrou bem a realidade. eu li tudo a obra, mas, o que eu li eu vi que tudo que Gil colocou nas paginas do livro, foi coisas muito marcante para mim!! a obra fez com que eu tenho que pensar duas antes de achar que estamos fazendo algo certo ou errado.

    ResponderExcluir
  10. Isabela de Carvalho3 de junho de 2016 às 08:10

    Não li o livro por motivos pessoais, não me agrada retratar assuntos religiosos como histórias de algum livro, pelo que ouvi nos debates em sala de aula, os personagens do livro eram julgados pelo que fizeram durante a vida, após ela, seriam julgados se iriam para o céu ou para o inferno, isso não me agradou pois, um erro que fosse que a pessoa havia cometido na terra, ela era imediatamente mandada para a tal barca do inferno e não concordo pois, se nós nos arrependermos dos nossos pecados, existe um Deus que não irá nos julgar e aceitar nosso perdão!

    ResponderExcluir
  11. Lendo "O auto da barca do inferno" aprendi primeiramente que nunca teremos certeza do que acontece após a morte em vida, conheci um pouco mais sobre o catolicismo e como eles acham que seremos julgados no dia do juízo final de acordo com essa religião é só você se arrepender em vida de todos seus pecados que eles serão perdoados. Acho que poderiam adaptar para o português atual para ficar mais fácil de entender.

    ResponderExcluir
  12. É O LEPO LEPOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  13. Essa obra nos faz refletir sobre nossos pensamentos, nossa forma de agir e mudar os nossos conceitos.Apesar de não ter lido todo o livro, vi durante as aulas os alunos comentarem sobre o livro "O Auto da Barca do Inferno" e achei interessante a forma de pensar que o autor teve quando estava escrevendo essa obra. Eu não tenho interesse em ler livros, li apenas alguns, nesse pude ver que nossos conceitos estão "errados" de uma tal forma. Nessa obra há algumas palavras que possuem um significado não muito interessante, que podemos entender nos dias de hoje, antigamente a língua utilizada era o arcaico q hoje a maioria das pessoas não entendem o seu significado. Pelo pouco que li, Gil Vicente tem conceitos, moral,pensamentos "diferentes" do meu. Gostei e adotarei essa forma de pensar .

    ResponderExcluir
  14. O livro "A barca do inferno" é um texto muito interessante apesar de ter algumas palavras que não sei o significado.
    O texto traz experiências de vidas que faz com que comparemos com o mundo atual.Ao longo da leitura Aprendi várias palavras que jamais imaginava que existia, nos faz pensar mais sobre religião entre outros assuntos.Demorei um tempo para terminar o livro apesar dele ser pequeno devo confessar que não achava muito interessante mas agora vejo que estava errada.
    Na minha opinião acho que todos os professores de literatura deveriam passar este livro para seus alunos pois ele oferece muitas lições de vida e faz com que pensamos mais sobre nossas atitudes.

    ResponderExcluir
  15. A obra foi um experiencia muito legal tanto no contexto de refletir sobre algumas atitudes erradas q tenho no dia a dia, como debater o que eu entendi do livro auto da barca do inferno em sala de aula.
    Em certos momentos,lendo o livro,perdia o interesse por ter dificuldade de entender certas palavras q nunca tinha ouvido falar.
    Gostei de todos os personagens da obra pelo fato de me fazer refletir sobre algumas atitudes minhas que nao agrada,as vezes,algumas pessoas.
    O fato de Gil Vicente ter incluido crença sobre religiao no livro fez com que eu me interessa a ler mais e mais mesmo com certas dificuldades.
    No livro acabei aprendendo algumas palavras q pra mim nao existia e foi até que legal ter aprendido novas palavras.

    ResponderExcluir
  16. Não sei explicar exatamente sobre a minha experiência com o livro "O Auto da Barca do Inferno". Foi como uma bomba de emoções e sentimentos, que eu acredito que seja incapaz de descrevê-las, porém me fez refletir sobre meus próprios atos e a maneira de como tratar as pessoas. Acho que a principal importância da obra são os valores, tanto morais quanto sociais. Eu particularmente tive um pouco de dificuldade com o português arcaico, mesmo traduzido ainda não entendia muito bem. Gostei que o livro não classifica as pessoas por bens materiais e sim pelo que ela realmente é. Me surpreendi com a obra, a principio li por obrigação mas se passando uns minutos a história me prendeu completamente, na minha opinião o enredo poderia ser melhor e o livro maior, ignorando algumas palavras difíceis a leitura é fácil, até porque o livro é curto. Mesmo assim não tiro a importância da obra do Gil Vicente, os valores, quando bem interpretados podem ser levados para o resto da vida.

    ResponderExcluir
  17. Gabrielly Silva - 113 de junho de 2016 às 08:14

    Ler o livro "O auto da barca do inferno" de Gil Vicente foi com certeza uma boa experiencia para refletir sobre minha própria vida, por exemplo, em pensar melhor em algumas atitudes para que depois não me arrependa pois talvez, depois seja tarde para se arrepender. Também me fez pensar melhor sobre o que realmente tem valor, e enxergar com mais clareza ao que as escolhas podem nos levar, pensar nas consequências antes de agir. Não participei do primeiro debate, mas nos outros dois participei e pude ter mais conhecimento sobre uma verdadeira obra literária que aborda valores morais, elementos simbólicos, entre outros. Reparei em um ponto positivo da obra que é a maneira que sempre os personagens estão ligados aos outros, e eu acho importante dizer que a obra tem várias contradições, pode expor várias maneiras diferentes de pensar e por isso o 3º debate fluiu, pois os alunos tiveram a oportunidade de refletir e expressar suas opiniões. Com certeza, se me perguntarem se já tive a oportunidade de ler uma obra que me fizesse refletir e me envolver realmente na história vou citar o trabalho de Gil Vicente, recomendo para quem ainda não leu.

    ResponderExcluir
  18. O auto da barca do inferno nos ensina o mal como o bem também, eu achei muito legal o livro ajuda nos pensar entra no mundo da literatura ,e também acontece muito em nossas vidas,eu também não li todo o livro comecei a ler já não gostei,mas na parte que eu li achei bem interessante.Gostei desse livro pelo fato de me passar curiosidade e também por passa uma lição de perdão com sigo mesmo, que todos merecemos uma nova chance de poder fazer diferente que todos cometemos erros,que todos falhamos.

    ResponderExcluir
  19. A obra me fez refletir sobre as ações que as pessoas cometem em vida, e mostra o arrependimentos das pessoas ao verem que não tem o direito de entrar na barca do anjo,então e um modo de refletir antes de cometer algum erro e se arrepender dos pecados cometidos.
    A obra contem uma linguagem complicada para ser entendida na atualidade,pois e um português arcaico, apesar da obra ter sido atualizada ela ainda contem palavras difíceis de se entender.
    e uma ótima obra,que relata o desespero das pessoas ao verem que não tiveram uma vida baseada em boas ações.
    Eu recomendo a leitura dessa obra, pois além de entreter o leitor, faz o leitor refletir sobre as suas ações.

    ResponderExcluir
  20. Witorya das Dores n353 de junho de 2016 às 08:14

    Na obra O auto da barca do inferno pude notar que é um livro que faz o leitor refletir sobre seus atos, pois os personagens durante sua vida cometeu muitos erros comuns que a maioria das pessoas cometem e todos os personagens acharam que mesmo com esses erros poderia ir para o céu. o livro é como um caminho para que a gente pense se nossas atitudes estão realmente certas,se a vida que levamos é uma vida que nos leva a um bom caminho no final da vida, refletir se estamos sendo bons, se nossas boas ações compensam os nossos pecados, no livro pude ver que quando uma pessoa se arrepende tem que se arrepender de verdade e parar de cometer seus pecados e não ser igual a um personagem do livro que se arrependeu e mesmo assim continuo cometendo os mesmo erros ele não se arrependeu de verdade. a obra é importante para que nos possamos refletir sobre os atos errados que temos

    ResponderExcluir
  21. mesmo a linguagem do livro ser um pouco dificíl de entender e interpretar,é uma obra maravilhosa que retrata vários problemas de hoje em dia e que muitas vezes nem damos tanta importância.
    o autor fala muito sobre religiosidade,sobre pecado,e também a hipocrisia das pessoas de acharem que só porque era padre ou coisa do tipo iria para "o céu"...
    a obra me fez refletir sobre várias coisas do meu dia-a-dia,e concordo com todos os aspectos do livro,coisas que eu ja pensava a respeito,me fez pensar muito mais e ver que me identifiquei muito com o autor,por pensar da mesma forma.
    Gil vicente é um excelente autor e me fez também sentir algumas emoçoes ao ler,não terminei de ler a obra pra saber como foi o final,mas só de ler até o meio adorei!!!!!
    então pra mim a experiência foi ótima só um pouco complicada.

    ResponderExcluir
  22. 0 fato de eu não ter lido o livro e não ter participado do debate,se deve ao fato de que sofri um grave acidente e fiquei desligado da escola por 45 dias.Quando voltei essas atividades já estavam em andamento e não consegui acompanhar.

    ResponderExcluir
  23. A barca do inferno sem duvida é um livro impactante e como todos os outros, nos faz pensar e viajar ao longo da leitura. Foi muito legal ler, além de nos fazer pensar nas nossas vidas, em tudo que fazemos e o que vamos fazer a partir de agora.
    O livro mudou com certeza meus pensamentos, li este livro em duas horas e percebi que estava em outro mundo e em outra época mas com aspectos de hoje.
    OS debates que tivemos sobre o texto ajudaram muito a entender o português arcaico do livro e abrir um pouco a mente em relação a algumas coisas que o livro retrata.

    ResponderExcluir
  24. O Auto da barca do inferno, me fez refletir sobre questões na sociedades em que vivemos, nos levando à reflexão entre o bem ou o mal, uma obra que proporcionou uma grande experiência em minha vida.
    Fiz a leitura da obra em dois dias pois não achei interessante no começo mais conforme fui lendo a obra comecei a me coloca no lugar dos personagens, me fazendo mudar de ideia sobre a obra, e quanto mais eu ia lendo ia me favorecendo e contribuindo para o meu conhecimento e minha forma de me posicionar no meu dia-a-dia.
    Com os debates realizados em sala de aula colocando a opinião de cada aluno fez o compartilhamento do pesamento da obra de uma forma diferente e tirou todas as duvidas que tinha da obra.
    A obra faz grandes críticas da sociedades em que vivemos que nos leva a refletir cada vez mais. Sem duvida a obra é uma brilhante forma de nos alertar e de nos colocar em um posição adequada.

    ResponderExcluir
  25. A obra "O auto da barca do inferno" tem um conteúdo muito sensível, pelo fato de falar sobre religião. Porem, colocando em exclusivo a forma em que o livro foi escrito, eu achei muito bom para ter conhecimento a mais sobre histórias literárias.
    Essa atividade foi muito interessante e reprodutora para o ensino, pois com os debate e as explicações do professor deu para ter mais noção de como se produz uma história literária, além do mais essa obra nos ajuda a refletirmos sobre as nossas ações do dia-a-dia. E mesmo com um pouco de dificuldade na leitura, pela linguagem portuguesa arcaica deu para entender a história e foi uma boa experiência.

    ResponderExcluir