Coesão e coerência textual
Quando falamos em COERÊNCIA textual,
falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos
estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso,
porém incoerente. É o caso do exemplo abaixo:
“As ruas estão molhadas porque
não choveu”
Há elementos coesivos no texto acima, como a
conjunção, a sequência lógica dos verbos, enfim, do ponto de vista da COESÃO, o
texto não tem nenhum problema. Contudo, ao ler o que diz o texto,
percebemos facilmente que há uma incoerência, pois se as ruas
estão molhadas, é porque alguém molhou, ou a chuva, ou
algum outro evento. Não ter chovido não é o motivo de as ruas
estarem molhadas. O texto está incoerente.
Coesão textual
. Provém da forma como as
relações lógico-semânticas do texto são expressas na superfície textual. Assim,
a coesão de um texto é verificada mediante a análise de seus mecanismos
lexicais e gramaticais de construção.
Exemplos:
"Os corvos ficaram à
espreita."
As aves aguardaram o momento de
se lançarem sobre os animais mortos."
"Gosto muito de doce. Cocada,
então, eu adoro."
"– Aonde você foi ontem? –
À casa de Paulo. – Sozinha? – Não, com amigos."
Os elementos de coesão também
proporcionam ao texto a progressão do fluxo informacional, para levar adiante o
discurso.
Exemplos:
"Primeiro vi a moto,
depois o ônibus."
"Embora tenha estudado
muito, não passou."
Coesão anafórica (para
trás) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa e os demais pronomes; também por numerais,
advérbios e artigos.
Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores
de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce para outro time; aquele o faz.
Explicação: O termo disso retoma o predicado são
fanáticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro;
aquele , o
termo André; o faz, o predicado briga
com quem torce para o outro time - são anafóricos.
Coesão catafórica (para a frente) realiza-se
preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou
de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de
advérbios e de numerais. Exemplos:
Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e
passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.
Explicação: O
pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o
professor - são catafóricos.
Exercícios
Texto base
Falar em direitos humanos pressupõe localizar a realidade que os faz emergir no contexto
sócio-político e histórico-estrutural do processo contraditório de criação das
sociedades. Implica,
em suma, desvendar, a cada momento deste
processo, o que venha a resultar como direitos novos até então escondidos sob a lógica
perversa de regimes políticos, sociais e econômicos, injustos e comprometedores
da liberdade humana.
Este ponto de vista referencial
determina a dimensão do problema dos direitos humanos na América Latina.
Neste contexto, a fiel abordagem acerca das
condições presentes e dos caminhos futuros dos direitos humanos passa, necessariamente,
pela reflexão em torno das relações econômicas internacionais entre países
periféricos e países centrais.
As desarticulações que desta
situação resultam não chegam
a modificar a base estrutural destas relações: a extrema dependência a que estão submetidos os países
periféricos, tanto no que concerne ao agravamento
das condições de trabalho e de vida (degradação
dos salários e dos benefícios sociais), quanto nadependência tecnológica,
cultural e ideológica.
(Núcleo de estudos para a Paz e Direitos Humanos, UnB in: Introdução Crítica ao Direito, com adaptações)
01. Assinale a opção em que, no texto, a expressão que antecede
a barra não retoma a ideia da segunda expressão que sucede a barra.
a) "realidade" (l.2) / " contexto sócio-político
e histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3)
b) "deste processo" (l.6) / " Processo
contraditório de criação das sociedades" (l.3 e 4)
c) "Este ponto de vista referencial" (l.11) /
"ideias expressas no primeiro parágrafo.
d) "Neste contexto" (l.14) / discussão sobre os
direitos humanos na América Latina.
e) "desta situação" (l.20) / relações econômicas
internacionais entre países periféricos e países centrais.
Oi, é no comentário que você responde as questões. Caso alguém não saiba, vão algumas dicas:
ResponderExcluir1º passo: Clique em comentários para abrir a janela, que é o local onde você digitará suas respostas;
2º passo: Publicar com sua conta, para o professor saber quem desenvolveu a atividade;
3º passo: Digitar a senha fornecida pelo blog. Pronto você finalizou a atividade!
Observação: Sua atividade terá finalizada se aparecer a seguinte mensagem "SEU COMENTÁRIO FOI PUBLICADO ".
a) "realidade" (l.2) / " contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3)
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAluno: João Guilherme Lenz
ResponderExcluirAluno: Daniel Ryiuji K.Tsunokawa
Resposta C.
aluno:luis vinicius
ResponderExcluirresposta :d
Aluno : Matheus Tuneca s2 ♥
ResponderExcluirResposta Letra C
1° a) "realidade" (l.2) / " contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3)
ResponderExcluirC) "Este ponto de vista referencial" (l.11) / "ideias expressas no primeiro parágrafo.
ResponderExcluirAlunas: Karolayne Lazarin e Keetlen Lopes
Aluno: Leonardo de Oliveira
ResponderExcluirAluna: Gabriela Salvadori
Resposta: C
Alunas: Jazaira Vieira e Náthaly Padilha
ResponderExcluirResposta: a) "realidade" (l.2) / " contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3).
letra "B"
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirqué um balao fera
Excluirletra D
ResponderExcluiralunão:Caio Caio
RESPOSTA: D
ResponderExcluiraluno:Brenner Pereira
aluno: Thiago Santos
UaU vc faz alguma coisa na escola
Excluir1- c "Este ponto de vista referencial" (l.11) / "ideias expressas no primeiro parágrafo.
ResponderExcluirLarissa Keller Thalita Gomes e Alan Wesley
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirn tm letra f
ResponderExcluirLetra 5
ResponderExcluirv1d4 l0uc4g3m
ResponderExcluirresposta: letra 5
ResponderExcluirgabarito: A
ResponderExcluirletra (A)
ResponderExcluirIzadora C. D. Santos/Kamilla Canhette
errei droga
ResponderExcluir