Caros alunos! Hoje iremos estudar sobre a Carava Ford, deixem suas participações. Elaborem duas perguntas e as respondam? Essa atividade valerá participação de 1,0.
Bons estudos!
Links:
http://www.gentedeopiniao.com.br/lerConteudo.php?news=9091
http://www.gentedeopiniao.com.br/lerConteudo.php?news=65524
http://betobertagna.com/2010/03/26/vladimir-herzog-passou-por-aqui/
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Qual foi o principal marco da construção da rodovia BR-29 ?
ResponderExcluirResposta - A derrubada da ultima arvore que se deu em vilhena no dia 6 de julho de 1960. Que representou simbolicamente o ultimo obstaculo para a marcha do progresso.
Qual era o principal objetivo da caravana ford ?
ExcluirResposta - criar uma situação que obrigasse o Departamento Nacional de Estradas e Rodagens / DNER e empreiteiras se empenharem em estabelecerem a ligação Cuiabá - Porto Velho.
Quais benefícios trazidos pela Caravana Ford?
ResponderExcluirExploração da região,intregação da região esquecida por outras partes do mundo e construção das rodovias.
Qual a importancia da construção da BR-29 hoje conhecida como BR-364?
ExcluirInterromper o isolamento do território de Rondônia e é um capitulo importante na historia da ocupação amazônica
(1)Sabemos que a caravana ford enfrentou varias dificuldades ao longo do seu caminho.Comente as principais dificuldades encontradas.
ResponderExcluirR:A viagem ocorreu no período das chuvas, ou seja, em novembro e dezembro. E também as empresas responsáveis pelos trechos das obras, nessa etapa, já haviam encerrado os seus trabalhos e com isso abandonados os seus acampamentos. A caravana tinha grandes dificuldades em receber apoio na parte de alimentação e manutenção dos carros. Quanto necessitavam de apoio de urgência tinham que depender de tratores para rebocar os caminhões e quando quebravam necessitavam de reposição de peças que eram trazidas de avião. A comunicação se dava de forma precária através de rádio.
1: Os grandes transtornos da caravana , eram a falta de manutenções, e alimentações . De qual forma foram recebidas as mercadorias e as manutenções para continuar o percurso ?
ResponderExcluirQuanto necessitavam de apoio de urgência tinham que depender de tratores para rebocar os caminhões e quando quebravam necessitavam de reposição de peças que eram trazidas de avião.Da mesma forma eram trazidas as mercadorias para suas alimentações, por meio do avião Teco-teco .
1- falando em ''caravana ford'' faz-se necessário tomar como referência os relatos de quem foi o primeiro chefe da caravana pioneira. E pelo o que ele foi responsável?
ResponderExcluirR: O primeiro chefe foi Antonio Brasileiro, responsável pela viagem de São Paulo a Muqui, e de Eduardo Lima e Silva, que assumiu e passou a chefiar a caravana de Muqui Porto Velho.
A caravana era composta por quem? E quem eram os membros chefes?
ResponderExcluirResposta :jornalistas e algumas autoridades políticas e científicas. Antonio Brasileiro, Representante da Ford do Brasil: Silvio Fornasaro, Médico: Dr. Calos Toledo Fluery, Mecánico da Ford: Sergio Zalawska, Naturalista Cel. Moacir Alvarenga, jornalista da 'Folha de São Paulo': Dr. Hugo Penteado, jornalista da ' Gazeta de São Paulo': Álvaro da Costa, jornalista do ' Estado de São Paulo': Wlado Herzog, Cinegrafista: Nestor Marques, Pessoal do Território: Subchefe da Caravana: Eduardo Lima e Silva, Motoristas: José Araújo, Antônio Geraldo Aguiar, Cordiel Firmino de Sousa, Milton Luiz dos Santos e Antonio Costa.
"Amazonense de Humaitá, mas que está em Porto velho desde os cinco anos, motorista aposentado que integrou a segunda parte da Caravana em Pimenta Bueno. Segundo ele, desde 8 anos de idade trabalha, para tirar a carteira de motorista teve que trabalhar aproximadamente 10 na oficina mecânica do Sr. Moacir da Costa, no bairro Nossa Senhora das Graças. Orgulha-se em dizer que sua categoria como motorista profissional é "D" e que tirou no dia 03 de janeiro de 1960."
ResponderExcluirA qual personagem marcante na história dos 45 anos da caravana ford, o texto supracitado se refere?
RESPOSTA:
Gervásio Alves Feitosa. Além disto, Gervásio, ficou conhecido nacionalmente como sendo o maior zagueiro da história do futebol rondoniense, é um ícone no futebol regional, respeitado por seus colegas, generoso com amigos e familiares e, em torno de si, se criou um mito da invencibilidade, tanto que ficou conhecido como o "canela de telha" por não deixar o seus adversários penetrarem na grande área.
2. comente sobre Antônio Brasileiro e Eduardo Lima e Silva, e cite a importância que ambos tiveram na carava Ford?
ResponderExcluirR: Antônio Brasileiro foi o primeiro chefe da caravana pioneira, e responsável pela viagem de São Paulo a Muqui, Eduardo Lima e Silva assumiu e passou a chefiar a carava de Muqui até Porto Velho.
hahahahahahahaha soy foda
ResponderExcluirPor que a caravana ford rompeu barreriras?
ResponderExcluirfoi a primeira a percorrer a BR-29 como a correspondemte a cidade de Saõ Paulo.
A Palavra caravana significa no contexto a viajem que os carros fizeram da Pimenta Bueno a Porto Velho. Porem, segundo relatos, foram diversos veiculos que participaram desta. Quais eram esses veiculos, em que contribuiram ? Quanto tempo durou essa viajem ?
ResponderExcluirSegundo revelatos, embora o nome fosse Caravana Ford, vinham outras marcas de carros como uma caçamba Chevrolet para a prefeitura que trazia um automóvel Aero Willys para o gabinete do prefeito de Porto Velho que na época era Saleh Moreb, vinha também um jipe Willys que era utilizado como apoio à caravana. A viagem de Pimenta a Porto Velho durou 28 dias.
2.Qual a situaçao que levou Coronel Paulo Nunes a se preocupar ao saber que devido a reduçao do ritmo de trabalho na BR-29 comprometeu a sua total abertura no prazo estabelecido?
ResponderExcluirA situaçao era que dos 991 km entre as nascentes do rio juruena - Porto velho haviam 824 de trechos construidos a caminhos de serviços;faltando 147 km praticamente intransitável no período das chuvas para que a estrada pudesse ser consider concluida.