quinta-feira, 16 de junho de 2011

Redação

A análise da redação deve seguir as competências exigidas pelo ENEM.
COMPETÊNCIAS
1.
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
2.0
2.
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
2.0
3.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
2.0
4.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
2.0
5.
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
2.0


Aula 32 - Elementos de coesão
Algumas palavras e expressões facilitam a ligação entre as ideias, estejam elas num mesmo parágrafo ou não. Não é obrigatório, entretanto, o emprego destas expressões para que um texto tenha qualidade. Seguem algumas sugestões e suas respectivas relações.
                        assim, desse modo – têm valor exemplificativo e complementar. A sequência introduzida por eles serve normalmente para explicitar, confirmar e complementar o que se disse anteriormente.
                        ainda – serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão; ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto de ideias qualquer.
                        aliás, além do mais, além de tudo, além disso – introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo. Pode ser usado para dar um “golpe final” num argumento contrário.
                        mas, porém, todavia, contudo, entretanto... (conj. adversativas) – marcam oposição entre dois enunciados.
                        embora, ainda que, mesmo que – servem para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento, diminuir sua importância. Trata-se de um recurso dissertativo muito bom, pois sem negar as possíveis objeções, afirma-se um ponto de vista contrário.
                        essa,isso esse e aquele – são chamados dêiticos anafóricos e podem fazer referência a termos anteriormente expressos, inclusive para estabelecer semelhanças e/ou diferenças entre eles.
                        EXERCÍCIOS
                        Desenvolva as ideias apresentadas, construindo frases adequadas:

                        a) Muitos acadêmicos desistem de seus cursos nos primeiros semestres, ainda que consigam pagar as mensalidades....
                        b) O livro é uma dos maiores meios de diversão ...
                        c) Os homens do século XXI têm ficado apreensivos com o mercado de trabalho  ...
                        d) É muito difícil para um ex-presidiário se inserir novamente na sociedade ...
                        e) Muitos não enxergam a diferença entre a pichação e o grafite ...
                        f) Devemos lutar para a preservação do meio ambiente, ...
                       g) O lazer é necessário ao homem, ...

fonte: CEPEVE/SED/MS

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